PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA IDOSOS: PROPOSTA DE SEGMENTAÇÃO EPIDEMIOLOGICA

Frederico Molina Cohrs, Alessandra Paula Ferreira Moreira Neumann, Maria Aparecida Ferreira de Mello, Ivan Torres Pisa, Luiz Roberto Ramos

Resumo


A promoção da saúde para qualquer público requer conhecimento acerca de suas características, possibilitando uma efetividade na comunicação. A população de idosos, crescente no Brasil, não é igual. Há necessidade de identificar subgrupos, para que a promoção da saúde a estes seja mais bem planejada. Para identificá-los, fez-se o uso da estratégia de segmentação. Este artigo apresenta uma proposta de segmentação epidemiológica: uma estratégia com uso de aprendizagem de máquina não supervisionado, que une dados demográficos, psicográficos e nosológicos. A proposta de segmentar e identificar os alvos para planejamento de ações é de suma importância na mudança de comportamento, e certamente contribuirá para uma população de idosos com mais autonomia e independência.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020211026154-166

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008