A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Arnold Vinícius Prado Souza, Marcio Akio Ohira, Ana Lucia Pereira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica sobre resolução de problemas realizada com alunos do 9º Ano de uma escola particular da cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados durante a realização de um projeto intitulado “Projeto de Matemática: Zero à Direita”. Como resultados podemos destacar que o método de resolução de problemas proposto por George Polya pode promover uma aprendizagem mais significativa para os alunos, e que foi possível perceber o interesse dos alunos durante a realização das atividades mais contextualizadas.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Valdely Dias. A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem. Disponível em: . Acesso em 27 jun. 2018.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, SP: Ática, 2005.

____, Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. Disponível em. Acesso em: 09 jul. 2018).

POLYA, George. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro, RJ: Inter ciência, 2006.

POZZO, J.I. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras. Disponível em:, p.277-290; 2006. Acesso em: 06 jun. 2018.

SCHOENFELD, A. H. Heurísticas da sala de aula. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. A Resolução de Problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro de Almeida. Teoria e Prática de Matemática: Como Dois e Dois. 1. ed. São Paulo: FDT, 2009.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas-SP: Papirus Editora, 2007a.

VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª Ed. Piracicaba – São Paulo. Editora UNIMEP. 1999. 103p.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018180376-389

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008