Capacitação profissional do auditor nas instituições de ensino e sua inserção no mercado

Fanne Reis da Silva, Paloma de Lavor Lopes, Marcus Vinicius Barbosa

Resumo


As crescentes mudanças no cenário econômico demandam mais e mais preparo dos profissionais e qualificação. O intuito dessa pesquisa foi identificar se as IES estão de fato preparando esses profissionais para sua inserção no mercado sem que tenham treinamento adicional. A contabilidade é uma ciência em constante evolução e tem como principal finalidade analisar ocorrências no Patrimônio das empresas. A globalização propiciou o surgimento de muitas empresas de capitais abertos, onde tornou-se necessário a averiguação, seguida de fidedignidade das informações obtidas através dos seus lançamentos no Patrimônio. Para garantir veracidade dos lançamentos e maior confiança de seus acionistas surgiu o profissional do auditor Independente, o qual seria responsável por analisar tais informações e garantindo-as. Alem do auditor independente, surgiu o auditor interno com função de garantir o melhor funcionamento dos controles internos das empresas, orientar junto a administração formas para a melhoria continua, caso fosse necessário. Foram analisados conteúdos programáticos tanto das IES, responsáveis diretas pela inserção desse profissional no mercado, quanto das grandes firmas que recrutariam esses discentes. Esse estudo nos possibilitou entender que as IES e as grandes firmas possuem em seu programa de treinamento disciplinas semelhantes as que são exigidas pela cartilha criada pela Fundação Brasileira de Contabilidade, porém com ênfase e direcionamento diferentes. Uma vez que as IES treinam seus discentes mas sem muita ênfase, afim de que eles conheçam as disciplinas e as grandes firmas aprimoram esse conhecimento com treinamentos específicos de acordo com sua estrutura e seus controles internos, afim de que os mesmos atinjam seus objetivos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva1220173351-69

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008