A IMPORTÂNCIA DO COACHING NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DNA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Diego Ventura Magalhães, Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreir Ferreir, Rayanny Cardoso Moreira, Diego Emerson Silva Costa, Elaine Silva de Freitas, Vanessa Farias Braga da Cunha

Resumo


O mundo do trabalho vem passando por modificações devido a globalização nos âmbitos econômico, financeiro, político, tecnológico e social. Devido a essas mudanças no local de trabalho, os indivíduos podem ter dificuldades em se adaptarem. O programa de coaching organizacional visa ajudar os coloaboradores a desenvolver novas atitudes e habilidades para atingir os objetivos organizacionais e demonstrar que a interdisciplinaridade é necessária para integrar o conhecimento apropriado para obtenção de melhores resultados. O processo de coaching baseia-se na avaliação do desempenho individual, bem como nas dificuldades relacionais. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento da organização através do coaching e destacar a importancia desta ferramenta dentro da mesma. A metodologia utilizada é do tipo descritiva com abordagem mista, sua coleta de dados foi realizada através da pesquisa bibliografica e pesuisa de campo; sua analise adotou como técnica a analise do conteudo comparando a teoria versus prática. Os resultado demostram beneficios na utilização do coaching nas organizações como melhorias nos processos, na liderança e na otimização do tempo. Neste contexto, conclui que o coaching nas organizações é de suma importacia, poendo essa ser utiulizada como um diferencial competitivo nos novos mercados globalizados.

 

Palavras-chave: Coaching. Organização empresarial. Líder-liderado.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLANI, Moacyr. Meta voaching e gestão integral. Disponível em:. Acesso em 08 de set. 2017

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da Administração. Barueri, SP: 2014.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo. Atlas, 2008.

HALL, L. Michael. Coaching de grupo e equipe: meta coaching. Rio de Janeiro: qualitymark, 2014.

House, Kimsey, Sandahi, Coaching Coativo: Mudando negócios e transformando pessoas. São Paulo: .3° ed. Évora 2015.

IMPACTOS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Disponível em:

. Acesso em: 05 de set. 2017.

KRAUSZ, Rosa R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.

LANGE, Amanda; KARAWEJCZYK, Tamara. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2017.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

PESQUISA QUANTITATIVA E PESQUISA QUALITATIVA: ENTENDA A DIFERENÇA. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.

PEQUENOS NEGÓCIOS PARAENSES PODEM LUCRAR COM INVESTIMENTOS EM DESIGN. Disponível em: . Acesso em: 05 de set. 2017.

WEISS, Alan. Coach de ouro: como alcançar o sucesso em uma atividade atraente e rentável. Porto Alegre: Bookman, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva4020193521-12

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008