A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA EM ARACAJU-SE

Aldilainy Victória Barbosa Santos, Allan Francisco Lira da Rocha Braga, Geovanna Maria de Andrade Almeida, Cleide Ane Barbosa da Cruz, Érica Emília Almeida Fraga

Resumo


A qualidade dos serviços prestados nas empresas depende da comunicação interna, sendo um fator fundamental para toda organização, já que a todo instante as diversas áreas interagem entre si para o compartilhamento de informações relacionadas ao negócio. O objetivo do estudo é analisar de que forma a comunicação interna pode impactar na qualidade dos serviços prestados aos clientes de uma empresa concessionária de Aracaju/SE. A metodologia adotada por este trabalho é de natureza aplicada. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. No tocante ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de resolução de problema intitulada Brainstorming a qual foi realizada em grupo com os funcionários dos setores e gerentes da unidade. Quanto ao tratamento dos dados coletados, utilizou-se a ferramenta 5W2H. Identificou-se que os gargalos da comunicação estavam posicionados entre recepção e a oficina. Com a aplicação da ferramenta 5W2H a análise mostrou que o maior impacto está relacionado ao sistema operacional. Para resolver foi desenvolvido um roteiro padrão para adicionar ao sistema e assim cada informação fica em seu devido lugar, na hora certa e alimentada pelo funcionário adequado, sendo tudo controlado por dia e hora via sistema.

 

Palavras-chave: Comunicação, 5W2H, Atendimento.


Texto completo:

PDF

Referências


ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. 6 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - ABERJE. Tendências de Comunicação Interna para 2019. Disponível:. Acesso: 27 de Abril de 2019.

BARROS, D. M. L.; MATOS, N. S. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de administração, [s.v. s.n.], p.1-18, 2015.

BUENO, W. C. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. 1 Ed. São Paulo: Manole, 2014.

COSTA, A. S. S.; SANTANA, L. C.; TRIGO, A. C. Qualidade do atendimento ao cliente:

um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica, v.2, n.2, p. 155-172, Jun. 2015.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

RODRIGUES, D. Formação de professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?. Educar em Revista, v.4, n.1, p.41-60, jul./set. 2011.

SANTOS, L. A.; LUZ, A. C. G.; HAMMES, J.; BIEDACHA, T. A.; GODOY, L. P. Implantação de layout celular em uma empresa de start-up de tecnologia. In: XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Curitiba, 2014.

SILVA, A. L. C. A segurança do trabalho como uma ferramenta para a melhoria da qualidade. 2011. 147f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Área de Concentração em Sistema de Gestão da Qualidade e Processos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

SILVA, A. O.; RORATTO, L.; SERVAT, M. E.; DORNELES, L.; POLACINSKI, E. Gestão da qualidade: Aplicação da ferramenta 5W2H como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. In: 3ª Semana Internacional das Engenharias da FAHOR. Anais... Horizontina, 2013.

TORQUATO, G. Comunicação nas organizações. 1 Ed. São Paulo: Summus, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201935313-26

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008