COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ALIADA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DOS STAKEHOLDERS

Manoel Henrique Ribeiro Castro, Luciana Nery de Oliveira

Resumo


No cenário contemporâneo onde a concorrência global e as constantes crises exigem cada vez mais estratégias de diferencial competitivo, a comunicação revela-se como uma das mais eficazes ferramentas na evolução das organizações. Para melhor se comunicar com os públicos de interesse – stakeholders – as empresas/organizações precisam identificar e elaborar um plano com estratégias, mensagens e canais adequados a cada público de interesse. A presente pesquisa visa conhecer as estratégias e ferramentas utilizadas pelas organizações no âmbito da comunicação com seus grupos de interesses, para isso todo o trabalho foi feito mediante pesquisas bibliográficas, entendimentos já difundidos e consagrados na literatura. As pesquisas sobre os conceitos de comunicação e também das abordagens da teoria dos stakeholders demonstram que, com esses conhecimentos, pessoas e organizações podem explorar cada vez mais e melhor a comunicação com seus públicos de interesse, bem como melhorar os relacionamentos com os mesmos.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Stakeholders. Estratégia.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019361155-174

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008