CONTROLADORIA NA GESTÃO PÚBLICA: UM ENSAIO SOBRE LENTES BRASILEIRAS

Diego Emerson Silva Costa, Rayanny Cardoso Moreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreir, Diego Ventura Magalhães, Luiz Reis Ferreira Neto

Resumo


O manuscrito disposto tem como principal objetivo aprofundar um estudo sobre a temática da Controladoria na Gestão Pública, de modo a promover um melhor conhecimento acerca da temática e a partir de aí fornecer subsídios sólidos para pesquisas futuras que busquem a aplicação de modelos de gestão que norteiem um padrão de qualidade satisfatório. Em uma metódica eminentemente básica, exploratória e bibliográfica, a análise de conteúdo versou na exposição de conceitos brutos de Gestão Pública e Controladoria, ao passo que a origem desses adventos foi retratada seguida de um breve recorte histórico, de modo a complementar a abordagem do artigo, e projetar um entendimento pleno na aglutinação da Administração Pública e o Controle propriamente dito, reputando-se ações do Estado que buscam a melhoria de qualidade na gestão como resultado. Considera-se a referente pesquisa como um texto acadêmico de importância substancial para um melhor entendimento do advento da Controladoria na Gestão Pública de modo a promover uma melhor condição de efetividade em nosso cenário brasileiro.

Palavras-chave: Administração; Controladoria; Gestão Pública; Governo; Política Pública;


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINO, Marcelo. Direito administrativo descomplicado. 19 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRUNI, Adriano Leal. GOMES, Sônia Maria da Silva. Controladoria: conceitos, ferramentas e desafios. Salvador: EDUFBA, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KANAANE, Roberto. et all. Gestão Pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

KOLIVER, Olívio. A CONTABILIDADE E A CONTROLADORIA, TEMA ATUAL E DE ALTA RELEVÂNCIA PARA A PROFISSÃO CONTÁBIL. Porto Alegre - RS: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2 ed. Atlas: São Paulo,1990.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. GESTÃO PÚBLICA. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

NETO, José Carvalho da Silva. Controladoria na gestão pública [recursos eletrônicos]. Timon: ed. do autor, 2013. CDD 657.61.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019362175-187

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008