GESTÃO AMBIENTAL, PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE: A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Diego Emerson Silva Costa, Rayanny Cardoso Moreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreira, Diego Ventura Magalhães, Luiz Reis Ferreira Neto

Resumo


Atualmente, a construção civil encontra-se em posição de destaque no que tange o desenvolvimento econômico e social, tanto a nível nacional, quanto mundial. O aumento do número de edificações é resultado da crescente demanda do mercado imobiliário, que busca suprir as altas densidades demográficas nos grandes centros urbanos. Em contrapartida, nos deparamos com a crescente produção e disposição dos Resíduos da Construção e Demolição - RCD na Construção Civil, que é tratado muitas vezes de forma desordenada, que vão desde a sua geração e manejo até a disposição final. A fim de conduzir essa atividade produtiva desta magnitude a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente, a Lei 12.305/2010 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos regula o manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos e implementa metas de redução, reutilização, reciclagem no intuito de reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos para destinação final e reduzir também o consumo desenfreado de recursos naturais. O presente trabalho é de caráter bibliográfico e produzir um recorte teórico no que compreende a necessidade de se produzir uma agenda ambiental de planejamento e sustentabilidade para os resíduos da construção civil.

 

Palavras chave: Resíduos de construção civil; Gestão de Resíduos; Planos de Gestão.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATTISTI A. C.; BITTENCOURT E. S. Modelo para gestão de resíduo da construção civil de vitória da conquista. Vitoria da Conquista, 2013. 21p.

BRASIL. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Brasília, Diário Oficial da União nº 136, de 17 de julho de 2002, Seção I, pag 95-96.

CORRÊA, Lásaro Robeto. Sustentabilidade na Construção Civil. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: . Acesso em: 3 de abril. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2 ed. Atlas: São Paulo,1990.

MAGALHÃES, Déborah Neide. Elementos para o diagnóstico e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos do município de Dores de Campos - MG. Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2008. Disponível em: . Acesso em: 04 de abril de 2019.

NASCIMENTO NETO, PAULO. Resíduos sólidos urbanos: perspectivas de gestão intermunicipal em regiões metropolitanas. São Paulo: Atlas, 2013.

PHILIPPI, Arlindo. ROMÉRIO, Marcelo de Andrade. BRUNA, Gilda Collet. Curso de Gestão Ambiental. São Paulo: Manole, 2004.

PHILIPPI JR, A. Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para o desenvolvimento Sustentável. Editora Barueri, SP, São Paulo 2005.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019368251-258

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008