MECANISMOS DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Aline Gama da Silva, Paloma de Lavor Lopes, Renan Gomes de Moura, Marcus Vinicius Barbosa

Resumo


O compliance é um modelo de controle bem estruturado, que ajuda as instituições de ensino superior a se desenvolverem e criarem expectativas melhores frente aos seus stakeholders. Podemos dizer que ele é a agregação de regras e diretrizes internas que somadas auxiliam as instituições a cumprirem as normas legais regulamentares, ou seja, ajuda a instituição a ser manter integra, evitando desvios de conduta que possam atrapalhar e sua integridade corporativa. O objetivo geral desse artigo é identificar como funciona a gestão do mecanismo de compliance nas IES. Foram realizadas pesquisas bibliográficas com autores voltados para o tema e a assuntos relacionados ao mesmo, com uma abordagem qualitativa além de um estudo de caso, com o auxílio de entrevistas semiestruturadas. Percebe-se que a instituição segue as normas, que implica que tecnicamente a instituição está em compliance. Esse estudo viabilizou a compreensão da melhor maneira de se utilizar o modelo de compliance nas IES.

Palavras-Chave:Compliance, Diferencial competitivo, Instituições de ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIK, Luis Roberto. Compliance, ética, responsabilidade social e empresarial: uma visão prática/ Luis Roberto Antonik- Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

CARREIRO. Isadora. A cultura do compliance no setor elétrico/ Isadora Carreiro – 2016. Disponível em: - Acesso em 31dez. 2018.

FEBRABAN. Guia/ Boas Práticas de Compliance – Edição Revista e atualizada 2018). Disponível em: - acesso em 10 dez. 2018.

FEBRABAN. Documento consultivo: função de compliance/ Grupo de trabalho ABBI – FEBRABAN – Versão 2004. Disponível em: - Acesso em: 10 dez. 2018.

HELOU. Camila. Atuação do compliance nas organizações privadas/ Camila Heleo - Brasília: 2018. Disponível em: - Acesso em 31 dez. 2018.

LEGISLAÇÃO INFORMATIVA. Disponível em: - Acesso em: 04 ago. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

NEGRÃO. Célia Lima. Compliance, controles internos e riscos: a importância da área de gestão de pessoas/ Célia Lima Negrão e Juliana de Fátima Pontelo- Brasília: Senac, 2014.

PAULA. Gabriel. O ensino superior privado e o compliance educacional na expansão de polos através de parcerias/ Gabriel de Paula – 2018. Disponível em: - acesso em 04 jan. 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SFALSIN. Eliana. Compliance: historia e importância/ Eliana Sfalsin – 2018.Disponível em: - Acesso em: 10 dez. 2018.

SILVA. Daniel Cavalcante. Compliance como boa pratica de gestão de ensino superior privado/ Daniel Cavalcante Silva e José Roberto Covac- São Paulo: Saraiva, 2015.

UGB - Disponível em: http://www2.ugb.edu.br/institucional/nossa-historia - Acesso em: 15 jan. 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019373317-330

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008