O CONHECIMENTO E SUA GESTÃO COMO COMPONENTE ATIVO DO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO CENÁRIO DO EMPREENDEDORISMO

Leonardo Melo dos Reis

Resumo


A presente pesquisa visa abordar o conhecimento e a sua gestão enquanto parte do processo de inteligência competitiva no processo de empreender, podendo assim facilitar a vida dos empreendedores, em especial, aqueles que estão construindo novas organizações. Compreender o processo de empreender, identificando assim quais são as necessidades, dificuldades e outras características que possibilita a gestão do conhecimento como parte estratégica da inteligência competitiva no empreendedorismo. Identificou-se que, a maioria dos sujeitos iniciam os seus negócios por necessidade, e muitas vezes não possuem competências e conhecimentos necessários para o negócio que se pretende empreender. Pensando nisso, é importante o uso de todos os recursos possíveis para empreender, principalmente o uso de recursos que não necessitem de capital financeiro, como é o caso do conhecimento. Dessa maneira, por meio de um levantamento bibliográfico relacionou-se as temáticas: Conhecimento, Inteligência Competitiva (IC) e Empreendedorismo enquanto processo estratégico. Com isso, identificou-se que o conhecimento atua como recurso estratégico para o processo de empreender em conjunto com a IC, principalmente no que tange a construção do conhecimento dentro do empreendedorismo.

 

Palavas-chave: Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019376355-366

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008