PROTAGONISMO FEMININO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE AÇÕES EMPREENDEDORAS NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIPE – BAHIA

Laís Geisa Nunes da Silva Prazeres, Suzane Figueiredo Casas, João Luiz da Silva Casas, Patrícia Katiane da Silva, Luan dos Santos Simões

Resumo


A história das mulheres no mercado de trabalho passou e ainda passa por diversos obstáculos. Uma das alternativas encontradas por mulheres na busca pelo alcance dos seus objetivos, quanto ao mercado de trabalho, é o empreendedorismo. Nessa perspectiva, o objetivo geral dessa pesquisa foi diagnosticar quais fatores provocaram o protagonismo feminino em ações empreendedoras no ramo alimentício no município de São Felipe – BA. Metodologicamente, essa pesquisa caracteriza-se, como um estudo de caso exploratório e descritivo de natureza qualitativa. O trabalho foi realizado com 21 mulheres empreendedoras, formais e informais, de pequeno ou médio porte do ramo alimentício, na cidade de São Felipe - Bahia. Com base nos resultados, pôde-se concluir que as mulheres participantes, em sua maioria, viram o empreendedorismo como uma oportunidade para alcançar sua independência financeira e melhoria de vida. Muitas mulheres têm o seu negócio como a principal fonte de renda e manutenção da família Com isso, percebe-se a importância e relevância do empreendedorismo para o município, visto que o mesmo é capaz de transformar vidas e desenvolver as características e habilidades femininas nos negócios, promovendo também, direta e/ou indiretamente, o crescimento econômico da cidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino. Mercado de Trabalho. Gestão. Protagonismo


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019387492-508

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008