TRIANGULAÇÃO DE DADOS: UMA ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DE UMA IES

Rafael Rudolfo Kreutz, Kelmara Mendes Vieira

Resumo


A pesquisa teve por objetivo identificar qual o nível de satisfação dos usuários do portal de projetos da UFSM. O procedimento de coleta de dados foi desenvolvido em duas etapas: a primeira parte, a qualitativa, foi realizada através de entrevista. Na segunda parte, a quantitativa, aplicou-se uma survey. A coleta de dados da primeira etapa envolveu a aplicação de doze entrevistas para os usuários do portal de projetos. Optou-se por uma entrevista estruturada, composta de 45 perguntas e divididas em sete blocos. Para a pesquisa survey aplicou-se um questionário estruturado com 68 questões fechadas subdivididas em quatro blocos. O procedimento de análise de dados envolveu três etapas: na primeira parte, a qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo. Já na segunda parte, a quantitativa, foram aplicadas quatro técnicas de análise: análise descritiva, análise fatorial exploratória, Teste t e ANOVA com Post Hoc. A última etapa consistiu na triangulação de dados. Os resultados indicam, na perspectiva dos entrevistados, que houve uma certa resistência na utilização da plataforma após a mudança do SIE para o Portal de Projetos, em virtude, principalmente, de falhas no processo de implementação como a falta de capacitação dos usuários, ausência de um processo de sensibilização e divulgação e ausência de um período de testes e transição. A maioria dos entrevistados percebe dificuldades nas questões financeiras dos projetos, sendo elas: o plano de trabalho, orçamento, indicadores, metas e fases.

Palavras-Chaves: Satisfação Usuários. Aceitação de Tecnologia. IES. Gestão de Projetos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019392571-587

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ISSN: 2525-9008