VALORIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO: ELEMENTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DA GESTÃO PÚBLICA

Rayanny Cardoso Moreira, Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreira, Diego Ventura Magalhães, Diego Emerson Silva Costa, Luiz Reis Ferreira Neto

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo sobre a valorização e a motivação como elementos que fazem a diferença na satisfação dos colaboradores da gestão pública e, para este, foi utilizado como base de dados uma pesquisa de campo realizada com servidores da Secretaria de Indústria e Comércio do Município de Guanambi Bahia, a mesma levantou informações de alta relevância, no qual os entrevistados avaliaram fatores sobre a satisfação no desenvolver das atividades laborais. Com esta perspectiva, pode-se analisar a visão dos colaboradores quanto a o atendimento recebido no setor administrativo da secretaria, bem como os principais fatores que os motivam, dentre esses observou-se que a atenção que a gestão tem com os colaboradores, unida às oportunidades de crescimento e a participação nas decisões são os principais pontos. No entanto, os fatores apresentados não foram suficientes para que possa estabelecer um índice alto de satisfação na secretaria, pois, os servidores públicos consideram a capacitação oferecida inferior ao necessário e falta mais participação na tomada de decisões. Contudo, fica claro que pontos como valorização das atividades desempenhadas bem como a motivação, são peças fundamentais para que os servidores públicos estejam mais satisfeitos dentro de seus ambientes de trabalho.

 

Palavras - Chave: Motivação. Gestão Pública. Valorização. Satisfação.


Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, A. S. Clima Organizacional: Fatores que influenciam a Empresa XYZ. Monografia. (Bacharelado em Administração). Universidade Federal do Piauí - UFPI. 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2014.

BRUNELLI, M. G. M. Motivação no Serviço Público. TCC. (MBA em Gestão Pública). Faculdade IBGEN- Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Porto Alegre- RS. 2008. Disponível em: < http:// www.iproweb.procempa.com.br> Acesso em: 28 mar. 2014.

CARAVANTES, G. R. (2000). Teoria Geral da Administração: Pensando e Fazendo. Porto Alegre. AGE Ltda, 205 p.

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, I, Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 634p.

FONSECA,M.P.S.;SILVA, A.P.; Pesquisando a Temática Inclusão na Formação Inicial de Professores de Educação Física. Revista Digital_Buenos Aire. ISS 00-00.n,141,2010. Disponível em:. Acesso em: 15 de março 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 175p.

GONZALES, I. V.D.P.; OLIVEIRA, M. F. H.; SOUZA, S. P.; BEHR, S. C. F.; SOARES, M. L.; PELISSARI, A. S. Pesquisa de Clima Organizacional: Um Estudo em uma Secretaria Municipal de Educação do Estado do Espírito Santo. Qualit@s Revista Eletrônica ISSN 1677 4280. v.12,n.2, p. 23, 2011.

LACOMBE, F. J. M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva 2005.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark 2009.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2 ed. Atlas: São Paulo,1990.

MENSHHEIN, R. M. Marketing Interno. Março. 2007. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2014.

MUSSI, M. As Vantagens do conflito nos resultados da Empresa. Disponível em: Acesso em: 01 maio 2014.

ONZI. M.; CAREGNATTO. M.I.M.; Administração De Conflitos: Um Estudo De Caso No Grupo De Danças Do CTG Campo Dos Bugres, Da Pérola Das Colônias, Participante Do Enart. Revista Global Manager Acadêmica. ISS 0000-0000. v.2, n2, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de março 2014.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019393588-599

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008