A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO EM UM CARTÓRIO DE ARACAJU/SE

Thais Salvi, Allan Francisco Lira da Rocha Braga, Geovanna Maria de Andrade Almeida, Cleide Ane Barbosa da Cruz, Érica Emília Almeida Fraga

Resumo


O papel da motivação vem se tornando um elemento chave em função da produtividade, posto que o funcionário que se sente motivado para realizar suas tarefas fomenta melhores resultados para a organização. Deste modo, o presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar de que forma a motivação pode impactar na produtividade dos funcionários de um cartório de Aracaju/SE. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, intitula-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, foram utilizadas as ferramentas análise SOWT, Matriz GUT e 5W2H, que subsidiaram um plano de ação, tendo como o fator que mais impacta negativamente na produtividade a forma de rateio na comissão. Através do plano de ação, obteve-se uma forma mais eficaz de mudar essa realidade. Portanto, é muito importante que os gestores entendam e compreendam que a motivação é imprescindível no ambiente de trabalho e qual a importância que o trabalhador exerce dentro da sua organização, e que valorize isso a todo instante.

 

Palavras-chave: Motivação, Organização, Impacto, Produtividade.


Texto completo:

PDF

Referências


BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2013.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos – Do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2016.

MIRANDA, A. S. S.; BARBOSA, F. K. A motivação no ambiente de trabalho. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 30, jan./mar. 2016.

RODRIGUES, W. A.; REIS NETO, M. T.; GONÇALVES FILHOS, C. As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas: um estudo no setor público. Revista de Administração Pública [online], v. 48, n.1, p.253-273, 2014.

TANOUE, G. O.; PEREIRA, N. A. Flexibilidade, gestão de riscos e resiliência na cadeia de suprimentos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019396627-635

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008