Pensando a práxis pedagógica hodierna em face das correntes contemporâneas sobre aprendizagem

Cristina Novikoff, Adriana Castro, Dayse Barreto, Darlene de Queiroz, Marcelo Chilingue, Márcia Figueira, Maria Anselmo, Patrik dos Santos, Renata Felício, Rodrigo Piá, Sandra Freire, Simone Nunes, Vânia Oliveira, Viviana de Carvalho, Wilmar Peixoto

Resumo


O presente artigo discute numa ótica pedagógico-filosófica as correntes contemporâneas de pensamentos que mais influenciaram o existir humano no que diz respeito à questão do ensino-aprendizagem. Resultante de atividade pedagógica nasce da mediação por meio de perguntas a cada tarefa cumprida, num período de 15 encontros entre mestrandos e professora. Apresenta-se, portanto, aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem que espelham a realidade hodierna e suas problemáticas epistemológicas que marcam o cotidiano pedagógico, seja na pratica de ensino, seja na didática ou na aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação, correntes pedagógicas, contemporaneidade, complexidade, pós-modernidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BOHR, N. Atomic Physics and Human Knowledge. New York: Science Editions Inc., 1961.

CONNOR, S. Cultura Pós-Moderna: Introdução às Teorias do Contemporâneo, Edições Loyola: São Paulo, 1992.

CUNHA, J. A. Coleção Educação em Debate. In LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (orgs.). A Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 2ª ed. Campinas: Alinea, 2009.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 5. São Paulo: Editora 34,1997.

DELEUZE, G., LYOTARD, J-F. e CHÂTELET, F. Pour une Commission d'Enquête. In Libératioll, 17 de março de 1980, p. 4.

EAGLETON, T. As Ilusões do Pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1996.

ENTWISTLE, N. Promoting Deep Learning through Teaching and Assessment. In Sousa, R. B.; Sousa, E.; Lemos, F. e Januário, C. (orgs.). III Simpósio − Pedagogia na Universidade. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2001.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra: Ideias para um Debate. Portugal: Universidade do Porto, 2000, p. 88.

GUTIERREZ, F. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. Cortez, 2013.

HEIDEGGER, M. O Fim da Filosofia ou a Questão do Pensamento. São Paulo: Duas Cidades, 1972.

JUNG, C. G. Obras Completas. Petrópolis: Vozes, 2011.

LEFRANÇOIS, R. G. Teorias da Aprendizagem. 5ª ed. Trad. Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

LIBÂNEO, J. C. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (orgs.). A Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 2ª ed. Campinas: Alinea, 2009.

_____. Democratização da Escola Pública: a Pedagogia Crítica dos Conteúdos. São Paulo: Ed. Loyola, 1986.

_____. Didática. São Paulo: Cotez, 1994.

_____. Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

_____. Pedagogia e Pedagogos Para Quê? 8ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

NIETZCHE, F. Écrits Posthumes. Paris: Gallimard, 1975.

PORTILHO, E. et al. Como se Aprende? Estratégias, Estilos e Metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

SANTOS, O. J. Pedagogia dos Conflitos Sociais. Campinas: Papirus, 1992.

SAVIANI, D. A. Pedagogia Histórico-crítica no Quadro das Tendências da Educação Brasileira. In Revista da Associação Nacional de Educação nº 11. São Paulo: Cortez, 1985

SILVA, T. T. da. O que Produz e o que Reproduz em Educação. Artes Médicas: Porto Alegre, 1992

Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. Disponível em Acessado: 17/11/2015.

YUS, R. Educação Integral: Uma Educação Holística para o Século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VATTIMO, G. La Fine dela Modernità. s/l: Garzanti, 1985.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ZABALZA, M. A. La Enseñanza Universitaria. El Escenario y sus Protagonistas. Madrid: Nancea, 2002.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva1220174770-90

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008