A argumentação no processo de alfabetização de crianças: uma revisão da literatura

Lady Daiane Martins Ribeiro, Fabrícia Teixeira Borges

Resumo


Este artigo tem como finalidade analisar as produções científicas brasileira e internacional sobre argumentação no processo de alfabetização de crianças publicadas em cinco anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando-se dos critérios recomendados pela diretriz Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), que resultou em um total de 18 artigos publicados entre os anos 2012 e 2017. Os resultados indicaram a presença da argumentação, como uma das formas elaboradas da linguagem, na produção de textos de crianças no processo de alfabetização. Verificou-se uma concentração de trabalhos que discutem argumentação pela apropriação da leitura e da escrita a partir da perspectiva sociocultural, possivelmente pela produção teórica consistente aos estudos da linguagem como prática social. Isso indica uma compreensão da argumentação como uma construção, mediante a interação verbal.  Para avançar no estudo sobre a argumentação de crianças, sugerimos pesquisas que têm como ponto de partida a teoria histórico-cultural, que consideramos importantes para a análise da apropriação da linguagem na alfabetização de crianças.

Texto completo:

PDF

Referências


Amossy, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

Araujo, L. C. Brincar com a linguagem: Educação infantil “rima” com alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(4), p. 2325-2343, 2016 doi: 10.21723/riaee.v11n.esp4.9196

Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

______Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

Banks-Leite, L. Aspectos argumentativos e polifônicos da linguagem da criança em idade pré-escolar (Tese de doutorado) Universidade de Campinas, Campinas, SP, 1996.

Bova, A, e Arcidiacono, F. Types of conclusion for argumentative discussions between adults and children. Progress in Education, 53, p. 135-160, 2018. Disponível em https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3415412

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Brait, B. Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

Bruner, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Capristano, C. C., e Oliveira, E. C. Escrita infantil: A circulação da criança por representações sobre gêneros discursivos. Alfa, 58(2), p. 347-370, 2014. Disponível em http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5433

Chagas, L. M. M., e Domingues. A literatura infantil na alfabetização: A formação da criança leitora. Perspectiva, 33, p. 77-95, 2015. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/38037

Cyranka, L. F., e Magalhães, T. G. O trabalho com a oralidade/variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa. Veredas, 16, p. 59-74, 2012. Disponível em http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2012/10/4

Faigenbaum, G. Desenvolvimento das habilidades argumentativas. In J.A. Castorina & M. Carretero (Eds), Desenvolvimento Cognitivo e educação (pp. 273-294). Porto Alegre: Artmed, 2014.

Fiorin, J. L. Argumentação. São Paulo, SP: Contexto, 2017.

Giovani, F. A argumentação na apropriação da escrita. Revista Eletrônica de Educação, 7, p. 290-309, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc

Gomes, A. L. A. Alfabetização e produção de textos. Revista Eventos Pedagógicos, 7(2), p. 651-679, 2016. Disponível em: http://www.sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index

Gonçalves, A. V. Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita. Cedes, 33(89), p. 125-140, 2013. doi:10.1590/S0101-32622013000100008

Gontijo, C. M. M. Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: Reflexões sobre as proposições do Ministério da Educação. Cedes, 33(89), p. 35-49, 2013. doi:10.1590/S0101-3262201300010003

Gonzalez, A. G. G., e Mello, M. A. Considerações sobre o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(2), p. 2306-2324, 2016. doi:10.21723/riaee.v.esp4.9196

Hand, B. Exploring the role of writing in science: A25-year journey. Literacy Learning: the Middle Years, 25(3), p. 16-23, 2017.

Kleiman, Â. Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado das letras, 1995.

Lopes- Damasio, L. R. Towards a linguistic-discursive approach for clause juxtaposition in brazilian portuguese: orality and writing in literacy practices. Alfa, 60(2), p. 287-317, 2016. doi:10.1590/1981-5794-1608-3

Koch, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

Leitão, S. Argumentação e Desenvolvimento do Pensamento Reflexivo. Psicologia Reflexão e crítica, 20(3), p. 454-462, 2007. doi: 10.1590/S0102-79722007000300013

Marková, I. Dialogicidade e representações sociais. São Paulo: Vozes, 2006.

Monher, D., Liberati, A., e Altmand, D. G. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: A recomendação Prisma. Epidemiologia Serviço Saúde, 24(2), p. 335-342, 2015. doi:10.5123/S1679-497420150002000017

Neto, R., F., Xavier, R. F. C., e Santos, A. P. M. Caracterização da leitura e escrita. Cefac, 15(6), p. 1643-1653, 2013. doi:10.1590/S1516-18462013005000013

Pontecorvo, C., Ajello, A. M., e Zucchermaglio, C. Discutindo se aprende. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Rocha, S. C., e Bissoli, M. F. Desafios da formação de professores alfabetizadores: Em busca da apropriação da linguagem escrita como desenvolvimento humano. Revista Ibero-Americana de Estudos da Educação, 11(4), p. 2306-2324, 2016. doi:10.21723/riaee.v11n.esp4.9196

Santana, M. de S. Traduzindo Pensamento e Letramento Estatístico em Atividades para Sala de Aula: Construção de um produto educacional. Bolema, 30(56), p. 1165-1187, 2016. doi:10.1590/1980-4415v30n56a17

Shaw, J., Lyon, E., Stoddart, T., Mosqueda, E., e Menon, P. Improving science and literacy learning for Englihs language learners: evidence from a pre-service teacher preparation intervention. Teacher Education, 25, p. 621-643, 2014. doi:10.1007/s10972-0139376-6

Soares, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2013.

Tang, K. S. How is disciplinary lietarcy addressed in the science classroom? A Singaporean case study. Australian Journal of language na literacy, 39(3), p. 220-232, 2016.

Valsiner, J. Fundamentos da Psicologia Cultural. Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Vieira, R. M., e Vieira, C. T. Fostering scientific literacy and critical thinking in elementary sciense education. Sci and Math Education, 14, p. 659-680, 2016.

Vigotski, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______.Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Volóchinov, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Wilhite, Z. B. A rights-based approach to science literacy using local languages: Contextualizing inquiry based learning in Africa. Education Magazine, 63, p. 381-401, 2017 doi:10.1007/s11159-017-9644-3




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020478e-5028

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008