A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM PARA A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Carlos Roberto Rodrigues Teixeira

Resumo


Na busca da melhor forma de ensinar, os envolvidos no processo de educação vem se debruçando em estudos e análises firmados no comportamento humano, que busca em suas variáveis, uma forma de adaptar-se ao meio e garantir seu desenvolvimento e subsistência.  Na busca de ofertar um ensino de qualidade, as instituições de ensino buscam pedagogias inovadoras, capaz de provocar em cada aluno uma postura mais crítica e reflexiva e despertar novas competências. Este estudo propõe-se refletir como o conhecimento das teorias da aprendizagem podem contribuir para a eficiência e eficácia do ensino-aprendizagem.  A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos.  A pesquisa demonstra que as teorias de aprendizagem tiveram um papel importante para desenvolvimento do conhecimento, e que até hoje apresenta-se como instrumento balizador neste processo. Espera-se com este trabalho, contribuir para a uma visão holística de cada uma delas, bem como despertar o interesse dos professores e estudiosos para a descobertas de novas práticas pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


BIGGE, Morris L., Teorias da Aprendizagem para professores, São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1977

CORTELLA, Mario Sergio, A criança em seu mundo, Café Filosófico – TV Cultura

https://www.youtube.com/watch?v=-y1-o_kJ5Kk&t=2006s - acesso em 13/09/2018

CUTOLO, Angela. Escola, ensino aprendizagem e cidadania conjecturando com as teorias da aprendizagem, Revista Farol, , n. 4, p. 76-79, jun./2017

http://www.revistafarol.com.br/index.php/farol/article/view/51/76 - acesso em 15/10/2018

PRASS, Alberto Ricardo, Teorias de Aprendizagem, ScriniaLibris.com, 2012.

http://www.fisica.net/monografias/Teorias_de_Aprendizagem.pdf - acesso em 13/09/2018

VASCONCELOS, Clara; PRAIA, João Félix a ALMEIDA, Leandro S., Teorias de Aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicol. Esc. Educ., 2003, vol.7, n.1, pp 11-19




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018492146-151

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008