A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA DO CAMPO: O COTIDIANO ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA LOCAL NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO

Francelina de Queiroz Felipe da Cruz, Ellen Cristine S. da N. L. Medeiros, Marize Setubal Sampaio, Renan Arjona de Souza

Resumo


Este artigo nasceu como resultado de visita técnica realizada no ano de 2015 a uma Escola Família Agrícola (EFA), como parte das atividades  educativas do Programa de Mestrado em Educação Agrícola PPGEA, Módulo II - Saberes Técnicos, na   Escola Municipal Flores de Nova Friburgo-RJ, que utiliza o método da Pedagogia da Alternância para os alunos do segundo segmento do ensino fundamental. A metodologia parte do relato desta visita que se trata de uma abordagem exploratória com uma pesquisa de campo e ressalta a relação da escola com o poder público e a comunidade campo, grande produtora de hortaliças e flores, do seu entorno. Após a observação e análise da realidade da escola, as discussões dessas relações estão associadas a uma adaptação da gestão local nos pilares da Pedagogia da Alternância, bem como a criação de uma dicotomia entre a teoria e prática de acordo com os parâmetros de atendimento (ou não) do que o próprio poder público indica no Parecer MEC 01/2006. Como conclusão, a relação entre o poder público e a escola mostra que a educação do campo ainda não é prioridade na prática, apesar de termos uma norma oficial no MEC que exalte a Pedagogia da Alternância e toda perspectiva de desenvolvimento que ela resgata para as escolas rurais.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel, MOLINA, Mônica Castagno & JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de . (orgs.) Contribuições para a construção de um projeto de educação do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do Campo, nº 5. Brasília: Articulação nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2000.

BRASIL. Mec. PARECER 01/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília, DF.

DÁLIA, Jaqueline de Moraes Thurler. Formação integral na educação do campo: o ensino de língua portuguesa no currículo integrado da pedagogia da alternância. 2011. 107 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011.

DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Roseli Caldart, Isabel Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto (orgs.), 2012.

Estudantes da Uenf visitam produção de flores em Vargem Alta. A voz da Serra, Rio de Janeiro, 25 jul. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 out.2015.

FRAZÃO, G. A.; DÁLIA, J. de M. T. Pedagogia da Alternância e desenvolvimento do meio: possibilidades e desafios para a Educação do Campo fluminense. In II CONFERÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO (CODE) 2011, Brasilia-DF. Anais... Disponível em: . Acesso: 23 out. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GIMONET, J. C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Editora Vozes; Paris: AIMFR, 2007.

NASCIMENTO, M. T. L; SANTOS, A. D. de O; SANTOS; R. F. Produção de flores: uma problematização à partir da Greografia da Saúde. In XVII ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS – XVII ENG 2012 - UFMG. Anais... Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

Nova Friburgo, cidade das flores? A voz da Serra, Rio de Janeiro, 25 set. 2015. Disponível em: Acesso em : 14 out. 2015.

NOVA FRIBURGO (Município). Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Agricultura faz coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 45.129 de 16 de janeiro de 2015. Inclui unidade escolar. Diário Oficial [do] Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 24 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2015.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Agricultura e Pecuária. Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas. Programa Rio Rural. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2015

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Agricultura e Pecuária. Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas. Programa Intecral. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2015

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Agricultura e Pecuária. Programa Florescer. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2015

SCHUABB, M. Definida comissão técnica de floricultura. Blog Transparência Nova Friburgo, Rio de Janeiro, 31 mar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015.

SILVA, Lourdes Helena da. Os Centros Familiares de Formação por Alternância no Brasil. O Espaço do Produtor, Minas Gerais, 11 jul. 2008. UFV. Disponível em: Acessado em 24 ago. 2015




DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201849562-84

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008