ABORDAGEM DO CICLO DE VIDA DE COPOS DESCARTÁVEIS E RETORNÁVEIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Kamilla Carvalho Santos, Ângela Maria Ferreira Lima

Resumo


O objetivo deste trabalho foi ampliar os estudos sobre o tema Avaliação do Ciclo de Vida com uma abordagem dos aspectos ambientais do uso de dois tipos de copos, descartável e reutilizável,  em uma Instituição de Ensino Federal, com a identificação da abrangência do estudo e definição em termos espaciais, temporais e tecnológicos. O trabalho foi dividido em três etapas: revisão bibliográfica, com consulta as normas e publicações sobre o tema; definição do objetivo e escopo, com a identificação de elementos importantes, como unidade funcional e fronteira; e um delineamento para o inventário sobre a cadeia produtiva de ambos os copos. Foi feito um levantamento bibliográfico para entender melhor a realidade de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida voltados aos copos, sendo possível selecionar sete trabalhos publicados sobre a temática, que serviu de base para este estudo. Na etapa de objetivo e escopo, foram definidos a função, unidade funcional, fluxos de referência, fronteira e categorias de impacto. Com as informações descritas no presente trabalho, realizou-se uma abordagem do Ciclo de Vida das cadeias produtivas dos dois tipos de copos utilizando a ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida, sendo esta relevante para análise dos impactos ambientais.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022597e-7012

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008