Uma reflexão interdisciplinar a partir de uma prática interativa sobre padrões de beleza e memes, em duas escolas do município de Bom Jesus do Itabapoana

Marcio da Silva, Laura Linhares Matos, Fabiene Couto Gonçalves Ribeiro, Maria Clara Leal Magalhães

Resumo


Este artigo é baseado numa experiência vivida por professores de uma escola pública e outra privada do município de Bom Jesus do Itabapoana. O público-alvo foram alunos  entre 10 e 14 anos, tendo como objetivo refletir sobre os padrões estéticos de beleza. A prática pedagógica mostrou as cobranças da sociedade sobre o assunto. A proposta foi aplicada de forma interdisciplinar, tendo a BNCC como apoio. Para atingir o objetivo foi utilizado o gênero meme para representar os anseios dos alunos quando expusessem seus pensamentos. O professor da disciplina de Educação Física contribuiu discutindo como os corpos sofreram influência do meio e se transformaram ao longo da história. A professora de Artes apresentou imagens com a representação do feminino ao longo dos tempos através de obras artísticas. A professora de Literatura contribuiu com a reflexão através de fragmentos de dois livros da literatura contemporânea. Por fim, a professora de Língua Portuguesa trabalhou com a criação do gênero meme que abordasse criticamente o tema. Em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, as atividades foram propostas através do GoogleClassroom e o Meet. O desenvolvimento desta prática possibilitou a ampliação do olhar crítico e reflexivo do aluno sobre as  provocações exercidas pelos padrões de beleza.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022604e-7006

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008