A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Patrícia Sousa Nilo Mendes, Cláudio Faria Lopes Junior, Priscila Sousa Nilo Mendes, Marcus Vinícius Barbosa

Resumo


Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.

Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201968414-38

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