O QUE DIZ A LITERATURA SOBRE O SUPORTE DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS (TAE) ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA?

Juliana de Cássia Maciel Silva, Ivanildo José de Melo Filho

Resumo


Este artigo tem como propósito averiguar o que a literatura apresenta sobre o suporte dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) às práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto,  foi  concebida, planejada e implementada uma revisão sistemática  sobre o tema conduzida por 03 questões norteadoras sobre o tema, utilizando busca automática em 03 bancos de dados. Foram identificados 527 trabalhos que após o refinamento estabelecido no processo, resultando em uma seleção inicial de 37 trabalhos, entre artigos e dissertações que possuem estudos relacionados à atuação dos TAEs ao suporte pedagógico no âmbito da EPT. Os resultados sinalizam que do ponto de vista das atribuições, a aproximação dos TAE’s com as atividades de natureza pedagógica ainda é tímida. Do ponto de vista apoio pedagógico à atividade docente observa-se o desconhecimento sobre o papel do TAE por ele próprio e pela comunidade acadêmica. Por fim, em relação ao suporte pedagógico ao ensino, à pesquisa e à extensão, percebe-se uma tentativa institucional de aproximação do trabalho do TAE ao do Pedagogo.

Palavras chave: Técnicos em Assuntos Educacionais; Suporte; Práticas Pedagógicas; Educação Profissional e Tecnológica


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021725e-6009

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