A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Wilian Travassos, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


O objetivo do artigo é analisar como foram construídos os saberes pedagógicos e matemáticos de um professor em sua
formação inicial. Realizamos um estudo de caso, coletando dados por meio de uma entrevista do tipo semidirigida, os
quais foram situados em dois eixos, tendo por base a Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que a construção
dos saberes pedagógicos se deu apenas ao nível da importância do uso de metodologias de ensino e de didática em
geral. Sobre a construção dos saberes matemáticos, isso ocorreu mais pelo aprofundamento de conteúdos próprios do
ensino superior, negligenciando uma articulação aos conteúdos inerentes à Educação Básica. De forma geral, foi o
estágio em colégio particular que supriu suas necessidades formativas sobre os conteúdos matemáticos.


Palavras Chave: Formação inicial. Saberes pedagógicos. Saberes matemáticos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº

/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e

institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial

de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Brasília, DF: CNE, 2019.

BRITO, A. J.; ALVES, F. T. O. Profissionalização e

saberes docentes: análise de uma experiência em

formação inicial de professores de matemática. In:

NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs). A

formação do professor que ensina matemática:

perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica,

, p. 77-88.

CYRINO, M. C. C. Preparação e emancipação

profissional na formação inicial do professor de

matemática. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.

(Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte:

Autêntica, 2006, p. 77-88.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didáticopedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática.

Revista de Educação PUC-Campinas, n. 18, 2005.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S., ANDRÉ, M. E. D.

A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos

cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional:

formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo:

Cortez, 2011.

KETELE, J. M.; ROEGIERS, X. Metodologia da

recolha de dados. Coleção Epistemologia e Sociedade.

Trad. Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Instituto Piaget,

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em

Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora

Pedagógica e Universitária, 1986.

MANRIQUE, A. L. Licenciatura em Matemática:

formação para a docência x formação específica.

Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.3, p.

-534, 2009.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente:

passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da

Educação, n. 8, jan./abril., p. 7-22, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência:

conhecimento específico, contextos e práticas

pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.

(Orgs). A formação do professor que ensina

matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte:

Autêntica, 2006, p. 213-231.

PACHECO, J. A.; FLORES, M. A. Formação e

avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PROENÇA. M. C. A resolução de problemas na

licenciatura em matemática: análise de um processo de

formação no contexto do estágio curricular

supervisionado. 2012. 208f. Tese (Doutorado em Ensino

de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências,

UNESP, Bauru.

ROLDÃO, M. C. Formação de professores e

desenvolvimento profissional. Revista de Educação,

PUC-Campinas, v. 22, n. 2, p. 191-202, maio/ago., 2017.

ROLDÃO, M. C. Formar para a excelência profissional:

pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência.

Educação e Linguagem, ano 10, n. 15, jan/jun., p. 18-42,

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.

ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 6ª

Ed. Bookman editora, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218791238-1250

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008