A ABORDAGEM DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS

Regiane Matozo Fernandes, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani-Affonso

Resumo


Sabendo-se que a Educação Ambiental (EA) é um tema transversal, e considerando que dependendo da realidade escolar os Livros Didáticos (LD) são os únicos recursos didáticos, torna-se interessante conhecer como os LD têm trabalhado ou não essa temática. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar como a temática ambiental tem sido abordada nos LD de Ciências. Os LD foram avaliados por meio da análise de conteúdo, tendo como referencial as macrotendências de EA, sendo elas: conservadora, pragmática e crítica. Dessa forma, pôde-se perceber que nos LD há coexistência de tendências em um mesmo conteúdo abordando a temática ambiental, e na maioria das vezes, prevalece o aspecto conservador e pragmático.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Conservadorismo. Criticidade. Pragmatismo.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219221518-1530

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008