FATORES RELEVANTES NA COMPRA DE PEIXES NO MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO, BELÉM (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231015e-8039

Resumo

Diversos trabalhos têm apontado os benefícios nutricionais e, com efeito, a importância da ingestão de pescados, tendo em vista a valoração nutricional desse produto ao ser humano. No contexto de Belém, capital do estado do Pará, em face de ser conformada por uma tradição cultural indígena e ribeirinha, tem como base de sua dieta alimentar o consumo demasiado de pescados. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar os fatores de compra de peixes adotados por consumidores (dos sexos masculino e feminino) ao adquirir pescados no Mercado de Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém (PA), a fim de compreender que aspectos têm maior ou menor importância no momento da decisão da compra do produto. Metodologicamente, o trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e de campo, sendo os dados coletados por meio da aplicação de um formulário contendo 19 perguntas semiestruturadas, junto a uma amostra de 100 consumidores de pescados que se encontravam no Mercado para adquirir o produto. Os dados foram tabulados e analisados estatística e descritivamente, a partir da frequência e do respectivo percentual das respostas, no Microsoft Excel 2016. Os resultados obtidos revelaram que o “Preço”, o “Sabor”, os “Espinhos”, a “Aparência”, a “Perecibilidade” e a “Proximidade do local de comercialização” são fatores de “Muitíssima Importância”, ou seja, podem influenciar (limitar ou incentivar) o consumo de peixe entre os consumidores do Mercado de Ferro.

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Biografia do Autor

Tales Vandré Lopes Alho, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduado em Engenharia de Pesca (UFRA)

Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), pertencente ao Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Tecnologia em Alimentos pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2021).

Ana Paula Melo de Morais, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA.

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Possui Graduação em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015).

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Alho, T. V. L., Rosa, M. Y. de O., Morais, A. P. M. de, & Lobato, F. H. S. (2023). FATORES RELEVANTES NA COMPRA DE PEIXES NO MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO, BELÉM (PA). Revista Valore, 8, e-8039. https://doi.org/10.22408/reva8020231015e-8039

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)