COMO IDOSAS DO RIO GRANDE DO SUL COM PROBLEMAS FINANCEIROS LIDAM COM SUAS FINANÇAS?
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021102059-76Resumo
Percebemos no atual contexto o surgimento dos idosos como público potencial para o consumo e um cenário impulsionador do endividamento de muitos deles. Neste estudo, nosso objetivo foi analisar como idosos do Rio Grande do Sul com problemas financeiros lidam com as suas finanças. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e entrevistamos participantes de grupos de convivência de idosos do Sesc-RS e da FASC. Foram analisadas a partir da análise de conteúdo 10 entrevistas de mulheres idosas. Identificamos que as idosas aprenderam a lidar com o dinheiro por meio de experiências com o trabalho, composição de rendas e escolhas financeiras consideradas por elas como ruins. Percebemos o endividamento como reflexo de uma realidade complexa, marcada pela desigualdade social. Diante disso, evidenciamos a necessidade de implementação de políticas públicas que criem condições necessárias para uma relação mais saudável dos idosos com as suas finanças, e ofereçam outros mecanismos de proteção contra o endividamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.