BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE IDOSOS E A PANDEMIA COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020211024120-135Resumo
Este artigo relaciona bem-estar psicológico e suporte social, percebido no contexto de análise da vida dos idosos na pandemia do Covid 19. A constituição do tema surgiu a partir do seguinte questionamento: que relações podem ser estabelecidas entre bem-estar psicológico e suporte social percebido no contexto de análise dos idosos e a pandemia do Covid 19? A partir daí, buscou-se desenvolver três objetivos: analisar a situação dos idosos no âmbito da pandemia Covid 19; refletir sobre bem-estar psicológico na perspectiva eudaimônica e relacionar o conceito de suporte social percebido como promotor de bem-estar psicológico aos idosos neste período pandêmico. A motivação para escolha do tema resultou do interesse dos autores que atuam como psicólogos no atendimento aos idosos no âmbito clínico, constatando o impacto que a Covid 19 tem gerado sobre estes. Trata-se um estudo bibliográfico que pretende favorecer análises, reflexões e direcionamento de trabalhos com o propósito de beneficiar a vida dos idosos e as intervenções clínicas dos profissionais de saúde ou ações de interessados no tema. Como conclusão, a percepção de suporte social por idosos, primordialmente mediado pela tecnologia e também na convivência ambiental, favorece o bem-estar psicológico, pois viabiliza o sentimento de pertencimento e acolhimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.