SOFRIMENTO PSÍQUICO NA TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MUDANÇAS LONGITUDINAIS DE POSICIONAMENTOS SUFRIMIENTO PSÍQUICO EN LA TRANSICIÓN DE LA EDUCACIÓN MEDIA: CAMBIOS LONGITUDINALES DE POSICIONAMIENTOS MENTAL SUFFERING DURING HIGH SCHOOL TRANSITION: LONGITUDINAL POSITION CHANGES

Fernanda Pimentel Faria de Miranda, Silviane Barbato

Resumo


Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção de significados em posicionamentos de uma estudante a partir de suas experiências de transição ao longo do Ensino Médio, período em que vivências de crises podem orientar adoecimento psíquico aumentando riscos de suicídio entre os jovens. Realizou-se estudo de caso longitudinal durante 20 meses em três etapas multimétodos de entrevistas narrativas aberta, episódica e mediada por artefato cultural, que foram submetidas à análise dialógico-temática. Os resultados indicaram transformação nas vivências de sofrimento psíquico em narrativas de crescimento pós-traumático interpretando situações passadas e atuais como aprendizagens. Nesse processo, o posicionamento de estudante-adolescente “imatura” e “instável” deslocou-se para a posição de futura profissional-adulta “evoluindo” e “mais preparada para a vida”. No cotidiano, a atuação política, expressão artística e apoio emocional em espaços de acolhimento na escola e serviços de saúde transformaram as ambivalências entre fugir e acostumar-se em rotas de futuro orientadas a decidir e transformar a vida pessoal-coletiva-familiar. Conclui-se que, em transições educacionais atravessadas por crises, o encontro dialógico com o outro posiciona o jovem como interlocutor válido, agente de transformação pessoal-social e autor na produção de futuros alternativos e mais saudáveis.

Palavras chave: Transições. Juventude. Suicídio. Posicionamentos. Narrativas

 

Resumen

Este artículo objetiva analizar la producción de significados en los posicionamentos de una estudiante, a partir de sus experiencias de transición durante la Educación Media, período en el que las experiencias de crisis pueden conducir a la dolencia psíquica, incrementando el riesgo de suicidio entre jóvenes. Se realizó un estudio de caso longitudinal durante 20 meses en tres etapas multimétodo de entrevistas narrativas abiertas, episódicas y mediadas por artefactos culturales, posteriormente sometidas al análisis dialógico-temático. Los resultados indicaron una transformación del sufrimiento psíquico en narrativas de crecimiento postraumático, interpretando situaciones pasadas y actuales como aprendizaje. En este proceso, el posicionamiento de estudiante-adolescente “inmadura” e “inestable” se desplazó hacia la posición de futura adulta-profesional “en evolución” y “más preparada para la vida”. En el cotidiano, la acción política, la expresión artística y el apoyo emocional en la escuela y en los servicios de salud transformaron las ambivalencias entre huir y acostumbrarse, en rutas de futuro orientadas a decidir y transformar la vida personal-colectiva-familiar. Se concluye que, en las transiciones educativas atravesadas por crisis, el encuentro dialógico posiciona al joven como un interlocutor válido, agente de transformación personal-social y autor en la producción de futuros alternativos y más saludables.

Palabras clave: Transiciones. Juventud. Suicidio. Posicionamientos. Narrativas.

 

Abstract

This article aims to analyze the production of meanings in positions of a student based on her transition experiences during High School, a period in which experiences of crisis may lead to mental illness, increasing the risk of suicide among young people. A longitudinal case study was carried out during 20 months in three multimethod stages, each of them with three narrative interviews: open, episodic and mediated by cultural artefact. Data were submitted to the dialogic-thematic analysis. Results indicated transformation of mental suffering into narratives of post-traumatic growth, as the participant interpreted the past and current situations as learning opportunities. In this process, the position of “immature” and “unstable” student-adolescent shifted to the position of future adult-professional “evolving” and “more prepared for life”. Political actuation, artistic expression, and emotional support at school and health services supported to transform the ambivalence between running away and getting used to everyday problems into new, future routes oriented to decision-making and transformation of personal-collective-family life. In impact educational transitions, dialogic encounters position young people as valid interlocutors, agents of personal-social transformation, and authors in producing alternative and healthier futures.

Keywords: Transitions. Youth. Suicide. Positions. Narratives.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBEY, E. Ambivalence and its transformations. In: VALSINER, J.; NATHAN, P. E. (Org.). The Oxford handbook of culture and psychology. New York: Oxford University Press, p. 989-997. 2012.

ANDREWS, M. Narrative, imagination and extending visions of the possible. Societés, v. 133, p. 15-20, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

ARNETT, J. J. Identity development from adolescence to emerging adulthood: what we know and (especially) don´t know. In: MCLEAN, K. C.; SYED, M. (Org.). The Oxford handbook of identity development. New York: Oxford University Press, p. 53-64. 2015.

ARPAWONG, T. E. et al. Stressful life events and predictors of post-traumatic growth among high-risk early emerging adults. The Journal of Positive Psychology, v. 11, n. 1, p. 1-14, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

BAKHTIN, M. Towards a philosophy of the act. Austin: Texas University Press, 1995. 132p.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. 7 ed. São Paulo: Hucitec, 2014. 440p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil. Boletim Epidemiológico, v. 52, n. 33, p. 1-10, 2021.

Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022

BRUNER, J. S. Life as narrative. Social Research, v. 71, n. 3, p. 691-710, 2004. Disponível em: . Acesso em: 08 jan 2022.

CALHOUN, L. G.; TEDESCHI, R. G. Posttraumatic growth in clinical practice. New York: Routledge, 2013.

CARVALHO, R. G. et al. Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar. Estudos de Psicologia, v. 34, n. 3, p. 379-388, 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

CHUNG, J. M. et al. Continuity and change in self-esteem during emerging adulthood. Journal of Personality and Social Psychology, v.106, n. 3, p. 469-483, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

DARBYSHIRE, P.; MACDOUGALL, C.; SCHILLER, W. Multiple methods in qualitative research with children: more insight or just more? Qualitative Research, v.5, p. 417-436, 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

DAVIDSON, L. Recovering a sense of self in schizophrenia. Journal of Personality.

v. 88, n. 1, p. 122-132, 2019. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

DE CASTRO, D. D. Los processos recursivos en la escritura colaborativa en el computador. 2017. (Doutorado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

ENGESTRÖM, R. Who is acting in an activity system? In: SANNINO, A.; DANIELS, H.; GUTIÉRREZ, K. D. (Org.). Learning and expanding with activity theory. New York: Cambridge University Press, p. 257-273. 2009.

FLICK, U. Entrevista episódica. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Petrópolis: Vozes, p. 114-136. 2015.

FORERO, I.; SIABATO, E.; SALAMANCA, Y. Ideación suicida, funcionalidad familiar y consumo de alcohol en adolescentes de Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 15, n. 1, p. 431-442, 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

HABERMAS, T.; BLUCK, S. Getting a life: the emergence of the life story in adolescence. Psychological Bulletin, v. 126, n. 5, p. 748-769, 2000. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

HABERMAS, T.; REESE, E. Getting a life takes time: the development of the life story in adolescence, its precursors and consequences. Human Development, v. 58, n. 3, p. 172-201, 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

HALLAM, W. T. et al. Association between adolescent eudamonic behaviours and emotional competence in young adulthood. Journal of Happiness Studies, v. 15, n. 5, p. 1-13, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

HARRÉ, R. Positioning theory: moral dimensions of social-cultural psychology. In: VALSINER, J.; NATHAN, P. E. (Org.). The Oxford handbook of culture and psychology. New York: Oxford University Press, p. 191-206. 2012.

HENSON, C.; TRUCHOT, D.; CANEVELLO, A. What promotes post traumatic growth? A systematic review. European Journal of Trauma & Dissociation, v. 5, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.

HOLODYNSKI, M.; SEEGER, F. The psychology of emotions and cultural historical activity theory. Part 1. Mind, Culture, and Activity, v. 20, n. 1, p. 1-3, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Petrópolis: Vozes, p. 90-113. 2015.

KLOEP, M.; HENDRY, L.B.; TAYLOR, R.; STUART-HAMILTON, I. Looking at transitions. In: KLOEP, M.; HENDRY, L. B.; TAYLOR, R.; STUART-HAMILTON, I. (Org.). Development from adolescence to early adulthood. A dynamic systemic approach to transitions and transformations. London: Psychology Press, p. 1-18. 2016.

LAWRENCE, J. A.; DODDS, A. Myself, the project: sociocultural interpretations of young adulthood. In: VALSINER, J.; ROSA, A. (Org.). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. New York: Cambridge, p. 404-422. 2007.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre, 1978.

LUYTEN, P.; CAMPBELL, C.; FONAGY, P. Borderline personality disorder, complex trauma, and problems with self and identity: a social‐communicative approach. Journal of Personality, Special Issue, abr. p. 1–18. 2019. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

MATUSOV, E.; MARJANOVIC-SHANE, A. Democratic dialogic education for and from authorial agency. An Interview with Professor Eugene Matusov. Europe's Journal of Psychology, v. 10, n. 1, p. 9–26, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

MCADAMS, D. P. Psychopathology and the self: human actors, agents, and authors. Journal of Personality. Special Issue, jun. p. 1–10. 2019. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

MOTA, P. C.; MATOS, P. M. Relación parental, autoestima y sintomatología depressiva en jóvenes adultos. Implicaciones de los conflictos interparentales, coalición y triangulación. Universitas Psychologica, v. 13, n. 3, p. 15-29, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

NELSON, K. Narrative, time and the emergence of the encultured self. Culture & Psychology, v. 6, n. 2, p. 183-196, 2000. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World health statistics 2020: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. 2020. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.

OVERTON, W. F.; MOLENAAR, P. C. Concepts, theory, and method in developmental science: a view of the issues. In: OVERTON, W. F.; MOLENAAR, P. C. M. (Org.). Theory and method. Volume 1 of the handbook of child psychology and developmental science. Hoboken, NJ: Wiley, p. 2-8. 2015.

PACHECO, F. A.; NONENMACHER, S. E. B.; CAMBRAIA, A. C. Adoecimento mental na educação profissional e tecnológica: o que pensam os estudantes concluintes de cursos técnico integrados. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, e9173, 2020. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

PEREIRA, A. S.; WILLHELM, A. R.; KOLLER, S. H.; ALMEIDA, R. M. M. Fatores de risco e proteção para tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 11, p. 3767-3777, 2018. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2022.

PONCIANO, E. L. T.; FÉRES-CARNEIRO, T. Relação pais-filhos na transição para a vida adulta, autonomia e relativização da hierarquia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 27, n. 2, p. 388-397, 2014. Disponível em:

. Acesso em: 08 jan. 2022.

ROSSI, L. M.; MARCOLINO, T. Q.; SPERANZA, M.; CID, M. F. B. Crise e saúde mental na adolescência: a história sob a ótica de quem vive. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 3, e00125018, 2019. Disponível em:

. Acesso em: 08 jan. 2022.

SHAHAR, G. The subjective‐agentic personality sector (SAPS): introduction to the special issue on self, identity, and psychopathology. Journal of Personality, Special Issue, jun. p. 1–10. 2019. Disponível em:

. Acesso em: 08 jan. 2022.

TEDESCHI, R. G.; CALHOUN, L. Trauma and transformation: growing in the aftermath of suffering. Newbury Park: Sage, 1995. 163p.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 128p.

VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014. 208p.

ZITTOUN, T. Reflexivity, or learning from living. In: SALVATORE, S.; G. MARSICO, G. R. A.; RUGGERI, R. A. (Org.). Reflexivity and psychology. Charlotte: Information Age Publishing, p. 143-167. 2015.

ZITTOUN, T.; CERCHIA, F. Imagination as expansion of experience. Integrative Psychological and Behavioral Science, v. 47, n. 3, p. 305-324, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jan.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221053e-7024

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008