SOFRIMENTO PSÍQUICO NA TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MUDANÇAS LONGITUDINAIS DE POSICIONAMENTOS SUFRIMIENTO PSÍQUICO EN LA TRANSICIÓN DE LA EDUCACIÓN MEDIA: CAMBIOS LONGITUDINALES DE POSICIONAMIENTOS MENTAL SUFFERING DURING HIGH SCHOOL TRANSITION: LONGITUDINAL POSITION CHANGES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva7020221053e-7024Resumo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a produção de significados em posicionamentos de uma estudante a partir de suas experiências de transição ao longo do Ensino Médio, período em que vivências de crises podem orientar adoecimento psíquico aumentando riscos de suicídio entre os jovens. Realizou-se estudo de caso longitudinal durante 20 meses em três etapas multimétodos de entrevistas narrativas aberta, episódica e mediada por artefato cultural, que foram submetidas à análise dialógico-temática. Os resultados indicaram transformação nas vivências de sofrimento psíquico em narrativas de crescimento pós-traumático interpretando situações passadas e atuais como aprendizagens. Nesse processo, o posicionamento de estudante-adolescente “imatura” e “instável” deslocou-se para a posição de futura profissional-adulta “evoluindo” e “mais preparada para a vida”. No cotidiano, a atuação política, expressão artística e apoio emocional em espaços de acolhimento na escola e serviços de saúde transformaram as ambivalências entre fugir e acostumar-se em rotas de futuro orientadas a decidir e transformar a vida pessoal-coletiva-familiar. Conclui-se que, em transições educacionais atravessadas por crises, o encontro dialógico com o outro posiciona o jovem como interlocutor válido, agente de transformação pessoal-social e autor na produção de futuros alternativos e mais saudáveis.
Palavras chave: Transições. Juventude. Suicídio. Posicionamentos. Narrativas
Resumen
Este artículo objetiva analizar la producción de significados en los posicionamentos de una estudiante, a partir de sus experiencias de transición durante la Educación Media, período en el que las experiencias de crisis pueden conducir a la dolencia psíquica, incrementando el riesgo de suicidio entre jóvenes. Se realizó un estudio de caso longitudinal durante 20 meses en tres etapas multimétodo de entrevistas narrativas abiertas, episódicas y mediadas por artefactos culturales, posteriormente sometidas al análisis dialógico-temático. Los resultados indicaron una transformación del sufrimiento psíquico en narrativas de crecimiento postraumático, interpretando situaciones pasadas y actuales como aprendizaje. En este proceso, el posicionamiento de estudiante-adolescente “inmadura” e “inestable” se desplazó hacia la posición de futura adulta-profesional “en evolución” y “más preparada para la vida”. En el cotidiano, la acción política, la expresión artística y el apoyo emocional en la escuela y en los servicios de salud transformaron las ambivalencias entre huir y acostumbrarse, en rutas de futuro orientadas a decidir y transformar la vida personal-colectiva-familiar. Se concluye que, en las transiciones educativas atravesadas por crisis, el encuentro dialógico posiciona al joven como un interlocutor válido, agente de transformación personal-social y autor en la producción de futuros alternativos y más saludables.
Palabras clave: Transiciones. Juventud. Suicidio. Posicionamientos. Narrativas.
Abstract
This article aims to analyze the production of meanings in positions of a student based on her transition experiences during High School, a period in which experiences of crisis may lead to mental illness, increasing the risk of suicide among young people. A longitudinal case study was carried out during 20 months in three multimethod stages, each of them with three narrative interviews: open, episodic and mediated by cultural artefact. Data were submitted to the dialogic-thematic analysis. Results indicated transformation of mental suffering into narratives of post-traumatic growth, as the participant interpreted the past and current situations as learning opportunities. In this process, the position of “immature” and “unstable” student-adolescent shifted to the position of future adult-professional “evolving” and “more prepared for life”. Political actuation, artistic expression, and emotional support at school and health services supported to transform the ambivalence between running away and getting used to everyday problems into new, future routes oriented to decision-making and transformation of personal-collective-family life. In impact educational transitions, dialogic encounters position young people as valid interlocutors, agents of personal-social transformation, and authors in producing alternative and healthier futures.
Keywords: Transitions. Youth. Suicide. Positions. Narratives.
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