Uma reflexão interdisciplinar a partir de uma prática interativa sobre padrões de beleza e memes, em duas escolas do município de Bom Jesus do Itabapoana

Autores

  • Marcio da Silva Professor Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0003-4774-6312
  • Laura Linhares Matos Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e uma da rede privada, Centro Educacional Batista. https://orcid.org/0000-0003-1111-3927
  • Fabiene Couto Gonçalves Ribeiro Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano de Oliveira, pertencente ao município de Guaçuí. https://orcid.org/0000-0003-4265-3803
  • Maria Clara Leal Magalhães Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e uma da rede privada, Centro Educacional Batista. https://orcid.org/0000-0001-9684-5523

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221054e-7053

Resumo

Este artigo é baseado numa experiência vivida por professores de uma escola pública e outra privada do município de Bom Jesus do Itabapoana. O público-alvo foram alunos  entre 10 e 14 anos, tendo como objetivo refletir sobre os padrões estéticos de beleza. A prática pedagógica mostrou as cobranças da sociedade sobre o assunto. A proposta foi aplicada de forma interdisciplinar, tendo a BNCC como apoio. Para atingir o objetivo foi utilizado o gênero meme para representar os anseios dos alunos quando expusessem seus pensamentos. O professor da disciplina de Educação Física contribuiu discutindo como os corpos sofreram influência do meio e se transformaram ao longo da história. A professora de Artes apresentou imagens com a representação do feminino ao longo dos tempos através de obras artísticas. A professora de Literatura contribuiu com a reflexão através de fragmentos de dois livros da literatura contemporânea. Por fim, a professora de Língua Portuguesa trabalhou com a criação do gênero meme que abordasse criticamente o tema. Em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, as atividades foram propostas através do GoogleClassroom e o Meet. O desenvolvimento desta prática possibilitou a ampliação do olhar crítico e reflexivo do aluno sobre as  provocações exercidas pelos padrões de beleza.

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Biografia do Autor

Marcio da Silva, Professor Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2004). Especialista em Educação Especial - Especialização Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Professor Docente I em Duas Cadeiras na Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Academias de Ginásticas e Musculação.

Laura Linhares Matos, Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e uma da rede privada, Centro Educacional Batista.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada. Atua como professora de Língua Portuguesa na rede estadual do Rio de Janeiro e rede privada.

Fabiene Couto Gonçalves Ribeiro, Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano de Oliveira, pertencente ao município de Guaçuí.

Possui Graduação em Letras (Português/ Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2009), pós-graduada em Letras: Português e Literatura pela Faculdade São Francisco (2011), Professora na escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano de Oliveira e professora Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Clara Leal Magalhães, Professora Docente 1 do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, uma escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro e uma da rede privada, Centro Educacional Batista.

Graduada pelo Centro Universitário da Cidade (1992) . Atualmente  Professor Estatutário do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Educação Artística. Pós graduada em Mídias na educação,  pela UFRJ.

Referências

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

da Silva, M., Matos, L. L., Ribeiro, F. C. G., & Magalhães, M. C. L. (2022). Uma reflexão interdisciplinar a partir de uma prática interativa sobre padrões de beleza e memes, em duas escolas do município de Bom Jesus do Itabapoana. Revista Valore, 7, e-7053. https://doi.org/10.22408/reva7020221054e-7053

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)