A utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231055e-8050

Resumo

Com o objetivo de analisar a utilização do patrocínio como ferramenta de marketing nos projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil, tecendo considerações sobre a participação dessa indústria na geração de valor econômico e cultural, o presente estudo fez uso de entrevistas em profundidade com renomados profissionais da área, além de uma survey com consumidores. Observou-se que o patrocínio contribui para estratégias de marketing e interesses estratégicos das marcas, colaborando na preservação da indústria da cultura e entretenimento e constituindo uma fonte de receita alternativa para que tais projetos aconteçam. Apesar dos benefícios de marca com a utilização do patrocínio e dos benefícios do projeto em dispor de insumos para ser realizado, o patrocínio não é a fonte de receitas mais praticada pelos produtores no país; o mercado de espetáculos ao vivo é um mercado heterogêneo e o presente artigo buscou indicar insumos para a construção de projetos ajustados aos interesses das marcas, levando em consideração que é por meio desses projetos que as marcas potencializam suas estratégias de contato com seus consumidores.

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Biografia do Autor

Gabrielle Amaral Bacha, ESPM

Mestra em Gestão da Economia Criativa (ESPM/RJ)

Daniel Kamlot, ESPM; FGV/Ebape; PUC-Rio

Doutor em Administração de Empresas. Professor da ESPM, FGV/Ebape e PUC-Rio

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Publicado

2023-06-05

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)