A utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil

Gabrielle Amaral Bacha, Daniel Kamlot

Resumo


Com o objetivo de analisar a utilização do patrocínio como ferramenta de marketing nos projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil, tecendo considerações sobre a participação dessa indústria na geração de valor econômico e cultural, o presente estudo fez uso de entrevistas em profundidade com renomados profissionais da área, além de uma survey com consumidores. Observou-se que o patrocínio contribui para estratégias de marketing e interesses estratégicos das marcas, colaborando na preservação da indústria da cultura e entretenimento e constituindo uma fonte de receita alternativa para que tais projetos aconteçam. Apesar dos benefícios de marca com a utilização do patrocínio e dos benefícios do projeto em dispor de insumos para ser realizado, o patrocínio não é a fonte de receitas mais praticada pelos produtores no país; o mercado de espetáculos ao vivo é um mercado heterogêneo e o presente artigo buscou indicar insumos para a construção de projetos ajustados aos interesses das marcas, levando em consideração que é por meio desses projetos que as marcas potencializam suas estratégias de contato com seus consumidores.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231055e-8050

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