A utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231055e-8050

Resumo

Com o objetivo de analisar a utilização do patrocínio como ferramenta de marketing nos projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil, tecendo considerações sobre a participação dessa indústria na geração de valor econômico e cultural, o presente estudo fez uso de entrevistas em profundidade com renomados profissionais da área, além de uma survey com consumidores. Observou-se que o patrocínio contribui para estratégias de marketing e interesses estratégicos das marcas, colaborando na preservação da indústria da cultura e entretenimento e constituindo uma fonte de receita alternativa para que tais projetos aconteçam. Apesar dos benefícios de marca com a utilização do patrocínio e dos benefícios do projeto em dispor de insumos para ser realizado, o patrocínio não é a fonte de receitas mais praticada pelos produtores no país; o mercado de espetáculos ao vivo é um mercado heterogêneo e o presente artigo buscou indicar insumos para a construção de projetos ajustados aos interesses das marcas, levando em consideração que é por meio desses projetos que as marcas potencializam suas estratégias de contato com seus consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Amaral Bacha, ESPM

Mestra em Gestão da Economia Criativa (ESPM/RJ)

Daniel Kamlot, ESPM; FGV/Ebape; PUC-Rio

Doutor em Administração de Empresas. Professor da ESPM, FGV/Ebape e PUC-Rio

Referências

AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2000.

ALMEIDA, P. O. P. O marketing do entretenimento ao vivo. In: COBRA, M. (org.). Marketing do entretenimento. São Paulo: Senac, 2008.

BARACHO, M. A.; FÉLIX, L. F. Responsabilidade social e marketing cultural. Belo Horizonte: Fund. João Pinheiro, 2002.

BAUMOL, W. J.; BOWEN, W. G. Perfoming arts: the economic dilemma. 3.ed. Princeton & Oxford. M.I.T. Press, 1966.

BENHAMOU, F. A Economia da Cultura. São Paulo: Ateliê Ed., 2007.

BRANT, L. Mercado Cultural. 4.ed. São Paulo: Escrituras, 2004.

BRASIL. Ministério da Cultura. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações (2011 a 2014). Brasília: Ministério da Cultura, 2011. 2.ed. revisada.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Pearson, 2002.

COLLETT, P.; FENTON, W. Manual do patrocínio. São Paulo: DVS, 2014.

CONTURSI, E. B. Patrocínio - Col. Marketing de Sucesso. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

COSTA, I. F. Marketing cultural. São Paulo: Atlas, 2004.

CRESCITELLI, E.; MATTAR, M.; SILVA, A. O efeito das ações de patrocínio sobre o top of mind: um estudo exploratório do mercado brasileiro. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, v.1, n.2, 2005.

CRIMMINS, J.; HORN, M. Sponsorship: form management ego trip to marketing success. Journal of Advertising Research. V.36, n.4, p.11-21, 1996.

DEAN, D. H. Brand Endorsement, Popularity, and Event Sponsorship as Advertising Cues Affecting Consumer Pre-Purchase Attitudes. Journal of Advertising, v.28, n.3, 1999

DINIS, T. V. Marketing de eventos experimenta design – cultura, projecto e negócio. Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal: novembro 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/1835 Acesso em: 25 nov. 2020.

FARRIS, P. W. et al. Métricas de marketing: mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre: Bookman, 2007.

FERNANDES, J. C. Ópera para ver no Grande Ecrã. Portal de Notícias Time Out, 17 jan. 2018. Disponível em: https://www.timeout.pt/lisboa/pt/musica/opera-para-ver-no-grande-ecran Acesso em 2 mai. 2020.

FIRJAN. Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.firjan.com.br/EconomiaCriativa/pages/default.aspx. Acesso em 7 jun. 2019.

GOUVEIA, H. Multishow conquista o 1º lugar na audiência com a transmissão do “Rock in Rio 2019”. Portal Bastidores da TV, 12 out 2019. Disponível em: https://www.bastidoresdatv.com.br/audiencia/multishow-conquista-o-1o-lugar-na-audiencia-com-a-transmissao-do-rock-in-rio-2019 Acesso em 12 mai. 2020.

G1 RIO. Copacabana e Ipanema terão 9 shows gratuitos nos próximos finais de semana. G1, 4 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/01/04/copacabana-e-ipanema-terao-9-shows-gratuitos-nos-proximos-finais-de-semana.ghtml Acesso em 12 mai. 2020.

HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. 1982, Journal of Consumer Research, v.9, p.132-140, 1982.

JESUS, D. S. V.; KAMLOT, D. Economia criativa e políticas públicas. Curitiba: Prismas, 2016.

KAMLOT, D.; FAJARDO, B.G. Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2019

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAVIGNE-DELVILLE, M.; FRAGA, A. The power of live: Global live music fan study. 2018. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/media.mediapost.com/uploads/PowerOfLive.pdf Acesso em 3 out.2019.

LEVIN, T. A aposta da Prudential em cultura para gerar awareness. Meio e Mensagem, 22 mai. 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/05/22/a-aposta-da-prudential-em-cultura-para-gerar-awareness.html Acesso em 9 jun. 2020

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARTINS, C. Rock in Rio: um festival voltado para experiência de marca. Exame, 15 set. 2011. Disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/rock-in-rio-um-festival-voltado-para-experiencia-de-marca/ Acesso em 5 nov. 2019.

McKEE, A. Defining entertainment: an approach. Creative Industries Journal, v.7, n.2, p.108-120, 2014.

MELO NETO, F. P. Marketing de patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

PEDNAULT, P. The story of ROO. 2015. Disponível em: https://www.sponsor.com/prt/team/paul-pednault Acesso em 25 nov. 2019.

REIS, A. C. F. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

REISS, A. Responsabilidade cultural na empresa. São Paulo: Ibrasa, 1975.

RESENDE, T. Bolsonaro faz cortes nas áreas social, cultural e trabalhistas. Folha de São Paulo, 25 dez. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/12/bolsonaro-faz-cortes-nas-areas-social-cultural-e-trabalhista.shtml Acesso em 1 abr. 2020.

RIES, A.; TROUT, J. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron, 1993.

THOMPSON, D. Hit Makers: como nascem as tendências. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

THROSBY, D. Economics and Culture. UK: Cambridge University Press, 2001.

UOL. OMS diz que só isolamento controlará Covid-19 e anuncia morte de crianças. Uol, 16 mar. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/16/oms-coronavirus.htm Acesso em 12 mai. 2020.

VERDÉLIO, A. Primeira morte por covid-19 no Brasil aconteceu em 12 de março. Agência Brasil. 28 jun. 2020. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/primeira-morte-por-covid-19-no-brasil-aconteceu-em-12-de-marco . Acesso em 3 nov.2021.

ZENTES, J.; DEIMEL, K. Mécénat, encouragement à la culture, sponsoring. Revue Francaise du Marketing, n.131, p.13-30, 1991.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Amaral Bacha, G., & Kamlot, D. (2023). A utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil. Revista Valore, 8, e-8050. https://doi.org/10.22408/reva8020231055e-8050

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)