ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA

Autores

  • Jéssica Pollyana Celeste dos Santos Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052

Resumo

Nesse artigo apresentaremos através de um relato de experiência, como as atividades do Estágio em Docência aconteceram em meio a pandemia da COVID-19 por intermédio do Ensino Remoto Emergencial. Atividade esta de extrema relevância para a formação do professor-pesquisador a nível de mestrado. No presente trabalho são descritas as vivências de atividades propostas para o exercício docente, realizado em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas e desenvolvido durante a disciplina de Embriologia e Histologia para uma turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Ciências da referida Instituição. Observou-se que cabe ao docente promover estratégias para motivar a compreensão dos conceitos dos estudantes em formação, diversificar sua forma de atuar, com a finalidade de promover ambiente construtivo à aprendizagem e avaliá-la, continuamente. A experiência possibilitou conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com o professor da disciplina, refletir sobre a prática docente em meio ao contexto de distanciamento social, além de contribuir para o aperfeiçoamento desta e reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é o desafio da vida do professor, em especial daquele que se orienta por uma perspectiva construtivista.

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Biografia do Autor

Jéssica Pollyana Celeste dos Santos Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades.

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Professor Adjunto da UFAM.

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Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)