ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052Resumo
Nesse artigo apresentaremos através de um relato de experiência, como as atividades do Estágio em Docência aconteceram em meio a pandemia da COVID-19 por intermédio do Ensino Remoto Emergencial. Atividade esta de extrema relevância para a formação do professor-pesquisador a nível de mestrado. No presente trabalho são descritas as vivências de atividades propostas para o exercício docente, realizado em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas e desenvolvido durante a disciplina de Embriologia e Histologia para uma turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Ciências da referida Instituição. Observou-se que cabe ao docente promover estratégias para motivar a compreensão dos conceitos dos estudantes em formação, diversificar sua forma de atuar, com a finalidade de promover ambiente construtivo à aprendizagem e avaliá-la, continuamente. A experiência possibilitou conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com o professor da disciplina, refletir sobre a prática docente em meio ao contexto de distanciamento social, além de contribuir para o aperfeiçoamento desta e reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é o desafio da vida do professor, em especial daquele que se orienta por uma perspectiva construtivista.Downloads
Referências
BOGDAN, R.; BIKLENS, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria nº76, 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social-DS. CAPES; 14 abr 2010; seção 1.Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_Regulamento> Acesso em: 20 set. 2020
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf . Acesso em: 13 set. 2020.
CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In: FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra de António Nóvoa ao Sindicato dos Professores de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: <<https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf.
Acesso em: 09, set. 2021.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez 2010. (Coleção Docência em Formação. Série saberes pedagógicos).
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, 2012.
UFAM - Universidade Federal do Amazonas; CONSEP - Conselho de Ensino e Pesquisa CONSEP. Resolução nº 065 de 07 de dez. 1999. Disponível em: htt ps://conselhos.ufam.edu.br/images/ deliberacoes/res0651999sepprograma-de-estagio-docente-nos-cursos-de-pos-graduacao.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.
______. Resolução nº 013 de 27 de abr. 2000. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/ images/deliberacoes/res0132000sep.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.
______. Resolução nº 019 de 29 de ago. 2000. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/ images/deliberacoes/res0192000sep.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.