ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA

Autores

  • Jéssica Pollyana Celeste dos Santos Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052

Resumo

Nesse artigo apresentaremos através de um relato de experiência, como as atividades do Estágio em Docência aconteceram em meio a pandemia da COVID-19 por intermédio do Ensino Remoto Emergencial. Atividade esta de extrema relevância para a formação do professor-pesquisador a nível de mestrado. No presente trabalho são descritas as vivências de atividades propostas para o exercício docente, realizado em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas e desenvolvido durante a disciplina de Embriologia e Histologia para uma turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Ciências da referida Instituição. Observou-se que cabe ao docente promover estratégias para motivar a compreensão dos conceitos dos estudantes em formação, diversificar sua forma de atuar, com a finalidade de promover ambiente construtivo à aprendizagem e avaliá-la, continuamente. A experiência possibilitou conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com o professor da disciplina, refletir sobre a prática docente em meio ao contexto de distanciamento social, além de contribuir para o aperfeiçoamento desta e reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é o desafio da vida do professor, em especial daquele que se orienta por uma perspectiva construtivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Pollyana Celeste dos Santos Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades.

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Professor Adjunto da UFAM.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLENS, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria nº76, 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social-DS. CAPES; 14 abr 2010; seção 1.Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_Regulamento> Acesso em: 20 set. 2020

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf . Acesso em: 13 set. 2020.

CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In: FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra de António Nóvoa ao Sindicato dos Professores de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: <<https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf.

Acesso em: 09, set. 2021.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez 2010. (Coleção Docência em Formação. Série saberes pedagógicos).

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, 2012.

UFAM - Universidade Federal do Amazonas; CONSEP - Conselho de Ensino e Pesquisa CONSEP. Resolução nº 065 de 07 de dez. 1999. Disponível em: htt ps://conselhos.ufam.edu.br/images/ deliberacoes/res0651999sepprograma-de-estagio-docente-nos-cursos-de-pos-graduacao.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

______. Resolução nº 013 de 27 de abr. 2000. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/ images/deliberacoes/res0132000sep.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

______. Resolução nº 019 de 29 de ago. 2000. Disponível em: https://conselhos.ufam.edu.br/ images/deliberacoes/res0192000sep.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Santana, J. P. C. dos S., & Lima, R. A. (2023). ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA. Revista Valore, 8, e-8052. https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)