ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA

Jéssica Pollyana Celeste dos Santos Santana, Renato Abreu Lima

Resumo


Nesse artigo apresentaremos através de um relato de experiência, como as atividades do Estágio em Docência aconteceram em meio a pandemia da COVID-19 por intermédio do Ensino Remoto Emergencial. Atividade esta de extrema relevância para a formação do professor-pesquisador a nível de mestrado. No presente trabalho são descritas as vivências de atividades propostas para o exercício docente, realizado em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Este estágio foi possibilitado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas e desenvolvido durante a disciplina de Embriologia e Histologia para uma turma do segundo ano do curso de Licenciatura em Ciências da referida Instituição. Observou-se que cabe ao docente promover estratégias para motivar a compreensão dos conceitos dos estudantes em formação, diversificar sua forma de atuar, com a finalidade de promover ambiente construtivo à aprendizagem e avaliá-la, continuamente. A experiência possibilitou conhecer estratégias de ensino, compartilhar o conhecimento e a experiência com os graduandos e com o professor da disciplina, refletir sobre a prática docente em meio ao contexto de distanciamento social, além de contribuir para o aperfeiçoamento desta e reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem é o desafio da vida do professor, em especial daquele que se orienta por uma perspectiva construtivista.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008