CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA – APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM. Washington: Amer Psychiatric Pre. 2014.
BERTOLDI, F. S.; BRZOZOWSKI, F. S. O papel da Psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autista. Revista Psicopedagogia, 37(114), 341-352. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200028, 2020.
CAMPOS, C. C. P.; SILVA, F. C. P.; CIASCA, S. M. Expectativa de profissionais da saúde e de psicopedagogos sobre aprendizagem e inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Psicopedagogia, 35(106), 3-13, 2018.
CARVALHO, T. C. S. Intervenção psicopedagógica institucional: um desafio diante a importância do incentivo no acompanhamento familiar junto à instituição especializada AMA da pessoa com TEA. Proceedings of the 4th Congresso Nacional de Educação, 1-8, 2017.
CRUZ, F. Q. F. O psicopedagogo na prática colaborativa equoterápica no atendimento de crianças com autismo inclusos em salas regulares da educação básica. Revista Valore, 3(Edição Especial), 103-117, 2018.
DAMASCENO, E. L.; JÚNIOR, E. X. S. A música como instrumento de intervenção psicopedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos de Cultura e Ciência, 17(2), 13-24, 2018.
FILHO, A. N. S. A atuação psicopedagógica no atendimento de crianças com espectro autista: estudo de caso com criança autista em uma escola particular de Fortaleza-CE. Proceedings of the 4th Congresso Nacional de Educação, 1-11, 2017.
FONTENELE, M. A. V. O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA numa intervenção psicopedagógica com os recursos educacionais digitais. Proceedings of the 4th Congresso Nacional de Educação, 1-11, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GODOY, H. P.; FAUSTINO, R. A Musicoterapia como Instrumento na Intervenção Psicopedagógica com Crianças Portadoras de Autismo. UniÍtalo em Pesquisa, 6(3), 117- 135, 2016.
JESUS, L. P.; FREIRE, H. B. G.; BENTO, J. L. R.; GOMES, D.M. Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais. Multitemas, 23(55), 155-176. https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1843, 2018.
MACHADO, M. C. G. A atuação do psicopedagogo frente à criança autista. Revista Reação, 5, 1-9, 2020.
MARQUES, D. F.; BOSA, C. A. Protocolo de avaliação de crianças com autismo: Evidências de validade de critério. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(1), 43-51, 2015.
MATOS, V. C. A. A inclusão de alunos autistas nas salas regulares: uma visão psicopedagógica. Trabalho de Conclusão de Curso. 14f. (Especialização em Psicopedagogia Institucional), Centro Universitário CESMAC, Maceió-AL, 2019.
MEDEIROS, N. H.; REAL L. C., ROVEDS, A. A.; FERREIRA, L., FERRAZ, G. F.; FAVARIM, D.; CAVALHEIRO, A. G. Transtorno do Espectro Autista: intervenção psicopedagógica a partir de “self”. Proceedings of the Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 1438, 2016.
MELO, K. E. S. Intervenção psicopedagógica: relato de experiência com uma criança diagnosticada com autismo infantil. Proceedings of the 4th Congresso Nacional de Educação, 1-11, 2017
MENEZES, G. B.; MACHADO, L. S. P.; SMEHA, L. N. A atuação psicopedagógica diante do processo de aprendizagem de crianças com autismo. Disciplinarum Scientia, 16(1), 1-11, 2015.
MONTENEGRO, A. P. As diferentes atuações psicopedagógicas em uma Escola Municipal Especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista de Graduação USP, 4(1), 93-103. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p93-103, 2020.
MUNIZ, S. M.; VIANA, T. V.; MUNIZ, R. F.; SALES, J. F. A psicopedagogia como fator de influência na inclusão e na avaliação da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro do autismo. Proceedings of the 7th Congresso Internacional em Avaliação Educacional Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões, 9-11, 2016.
NASCIMENTO, E. R. P.; MOURA, J. C. Z.; ARAUJO, M. J. B. Dificuldade de aprendizagem e a criança com autismo: desafios pedagógicos. Educte, 10(1), 1185-1196, 2020.
SALES, R. S. Avaliação da criança autista na perspectiva psicopedagógica. Trabalho de Conclusão de Curso. 24f. (Bacharelado em Psicopedagogia) Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2016.
SAMPIETRI, C. P.; BORGES, M. C. G. Processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA – na educação infantil e o papel do psicopedagogo. Cadernos de Educação, 19(39), 1-17. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v19n39p3-19, 2020.
SANTOS, A. S. B.; COELHO, A. S.; OLIVEIRA, M. C. B. A atuação psicopedagogica no processo de aprendizagem de crianças com autismo no ensino fundamental I. Ciência Atual, 11(1), 2-14, 2018.
SILVA, S. R.; RUIVO, S. R. F. A atuação do psicopedagogo com a criança com Transtorno do Espectro Autista. Revista Construção Psicopedagógica, 28(29), 61-70. http://dx.doi.org/10.37388/CP2020/v28n29a06, 2020.
SILVEIRA, R. A importância das intervenções psicopedagógicas com crianças autistas. Cadernos da Fucamp, 19(38), 40-56, 2020.
SIQUEIRA, M.; GUEDES, I. C. A Intervenção Psicopedagógica para Inclusão de uma Criança Autista na Educação Infantil. Revista Acadêmica Faculdade Progresso, 4(1), 1-12, 2018.
SOUSA, L. D.; ALVIN A. S.; BORGES, K. R.; CANCELA, L. B.; VIEIRA, V. A. A intervenção psicopedagógica no processo ensino aprendizagem do autista. Revista Transformar, 12(1), 244-259, 2018.
SOUZA, M. A. A. (2017). Atuação psicopedagógica frente à inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista na escola. Proceedings of the 4th Congresso Nacional de Educação, 1-11, 2017.
SOUZA, I. S. Autismo infantil: possibilidades de uma educação inclusiva através da psicopedagogia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 6(12), 463-474. http://doi.org/10.29327/4429366, 2020.
TAVARES, D. E.; JESUS, L. D. S. Uma visão psicopedagógica no trabalho com autismo em sala de aula. UniÍtalo em Pesquisa, 7(3), 96-115, 2017.
VALENTIM, J. M. A. Teoria versus prática na atuação Psicopedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trabalho de Conclusão de Curso. 28f. (Bacharelado em Psicopedagogia) Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2017.
VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes médicas, 1987.
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231073e-8054
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.