CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231073e-8054Resumo
Considerando as características presentes em crianças com autismo, vale destacar aspectos relacionados com a psicopedagogia voltados para essa população. O presente estudo de abordagem qualitativa realizado por meio da revisão de literatura, teve como objetivo geral verificar como a psicopedagogia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo. Para realizar a revisão de literatura foi utilizado as seguintes bases de dados: Scielo Br; Google Acadêmico; Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal aplicado foi de 2016 a 2021, considerando apenas os trabalhos publicados nos últimos cinco anos. No total foram apresentados 28 trabalhos relacionadas com a temática em questão. Foi possível verificar que há a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que essa atuação junto às crianças com autismo, tem sido eficiente e promove melhorias no processo de ensino aprendizagem desses alunos. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão do tema, e para que novas pesquisas sejam realizadas.Downloads
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