CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Kaio da Silva Barcelos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial. https://orcid.org/0000-0001-5913-2874
  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação; Professora Associada da Faculdade de Educação. https://orcid.org/0000-0001-9117-1320

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231073e-8054

Resumo

Considerando as características presentes em crianças com autismo, vale destacar aspectos relacionados com a psicopedagogia voltados para essa população. O presente estudo de abordagem qualitativa realizado por meio da revisão de literatura, teve como objetivo geral verificar como a psicopedagogia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo. Para realizar a revisão de literatura foi utilizado as seguintes bases de dados: Scielo Br; Google Acadêmico; Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal aplicado foi de 2016 a 2021, considerando apenas os trabalhos publicados nos últimos cinco anos. No total foram apresentados 28 trabalhos relacionadas com a temática em questão. Foi possível verificar que há a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que essa atuação junto às crianças com autismo, tem sido eficiente e promove melhorias no processo de ensino aprendizagem desses alunos. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão do tema, e para que novas pesquisas sejam realizadas.

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Biografia do Autor

Kaio da Silva Barcelos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial.

Discente de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - Faculdade Iguaçu (2018), Especialista em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI (2015), Licenciado e Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2014). Tem experiência na área de Educação Física, Educação Especial e Transtorno do Espectro do Autismo. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPES) da Universidade Federal da Grande Dourados. Exerce a função de Profissional de Educação Física no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) - Unimed/Dourados-MS.

Morgana de Fátima Agostini Martins, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação; Professora Associada da Faculdade de Educação.

Pós Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires (Bolsista CAPES/CAFP UBA-UFGD), MESTRE e DOUTORA em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001/ 2006), ESPECIALISTA em Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2001), LICENCIADA em PSICOLOGIA e PSICÓLOGA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2000). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu da Faculdade de Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD. Tem experiência na área de Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Autismo, Desenvolvimento Infantil e Orientação a Famílias e Profissionais no atendimento de Crianças com Deficiências e Autismo. Líder do GEPES - Grupo de estudos e pesquisas em Educação Especial. Atualmente é Coordenadora do LADIES - Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Educação Especial e Orientadora Técnica do SEAMA - Serviço Especializado de Atenção Multiprofisssional ao Autista.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Barcelos, K. da S., & Martins, M. de F. A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Valore, 8, e-8054. https://doi.org/10.22408/reva8020231073e-8054

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)