CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Kaio da Silva Barcelos, Morgana de Fátima Agostini Martins

Resumo


Considerando as características presentes em crianças com autismo, vale destacar aspectos relacionados com a psicopedagogia voltados para essa população. O presente estudo de abordagem qualitativa realizado por meio da revisão de literatura, teve como objetivo geral verificar como a psicopedagogia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo. Para realizar a revisão de literatura foi utilizado as seguintes bases de dados: Scielo Br; Google Acadêmico; Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal aplicado foi de 2016 a 2021, considerando apenas os trabalhos publicados nos últimos cinco anos. No total foram apresentados 28 trabalhos relacionadas com a temática em questão. Foi possível verificar que há a participação do profissional psicopedagogo tanto no âmbito escolar quanto no âmbito clínico, e que essa atuação junto às crianças com autismo, tem sido eficiente e promove melhorias no processo de ensino aprendizagem desses alunos. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão do tema, e para que novas pesquisas sejam realizadas.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231073e-8054

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008