A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DE UM PSS: O CASO DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE CARTUCHOS

Emanoela Moura Toscano, Fernanda Paes Arantes

Resumo


Buscando formas de se diferenciar no mercado e superar seus concorrentes, algumas empresas passaram a investir nos sistemas produto-serviço (PSS), que consiste na combinação de produtos e serviços, aumentando o valor agregado dos produtos oferecidos, ampliando sua oferta, dando mais opções de consumo aos seus clientes e, com isso, criam relacionamentos mais amplos e duradouros. No entanto, essas ações precisam ser avaliadas para garantir a qualidade do PSS adotado pelas empresas e existe uma escassez de pesquisas nesse sentido. Diante disso, buscou-se desenvolver um conjunto de indicadores para avaliar o PSS implantado em uma empresa de reciclagem de cartuchos, que se destacou no mercado por ser pioneira nesse segmento. Os indicadores são divididos em on line, in line e off line e relacionados às dimensões estratégica, operacional e tática. A partir desses indicadores, pode-se avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas do tipo de maneira mais precisa, controlando suas atividades em busca de melhoria contínua. A apresentação da metodologia de construção dos indicadores permite que estes sejam ampliados para cobrir demais áreas do PSS em estudo, bem como, ser adaptados para outras empresas. Palavras-chave: PSS, avaliação da qualidade, indicadores.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIENTE NETO, R. Modelo para avaliar o comportamento dinâmico da agregação de serviços no contexto de PSS. 2013. 230 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação

em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007.

BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. A Produção Científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: Um Levantamento de Métodos e Tipos de Pesquisa. Produção, v. 9, p. 65-76, 2000.

BEUREN, F. H. Principais fatores críticos de sucesso para sistemas produto-serviço. 2011. 205 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BEUREN, F. H.; AMARAL, C. E. D.; MIGUEL, P. A. C. Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise de um purificador de água disponível

no Brasil. Exacta, v. 10, n. 1, p. 13-26, 2012.

BEUREN, F. H.; FERREIRA, M. G. G.; MIGUEL, P. A. C. Product-service systems: a literature review on integrated products and services. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 222-231, May 2013.

BORCHARDT, M.; SELLITTO, M. A.; PEREIRA, G. M. Sistemas produto-serviço: referencial teórico e direções para futuras pesquisas. Revista Produção Online, v. 10, n. 4, p. 837-860, 2010.

CAMARGO, L. L. D. Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial. 2000. 142 Dissertação (Mestrado). Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CAVALIERI, S.; PEZZOTTA, G. Product-service systems engineering: State of the art and research challenges. Computers in Industry, v. 63, n. 4, p. 278-288, 2012.

FERNANDES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista da FAE, v. 7, n. 1, p. 118, 2004.

HONG, Z. S.; HUO, J. Z. Applying quality function deployment to quality management of product service system. 2010. p.849-853

MAUSSANG, N. et al. A model for designing product-service systems using functional analysis and agent based model. 2007.

MONT, O. K. Clarifying the concept of product-service system. Journal of Cleaner Production, v. 10, n. 3, p. 237-245, 2002 2002.

NEELY, A. Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing.

Operations Management Research, v. 1, n. 2, p. 103-118, 2008.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. 2. São Paulo: Atlas, 2009. ISBN 978-85-224-5646.

______. Avaliação estratégica da qualidade. 2. São Paulo: Atlas, 2011.

PEREIRA, V. R. Sistema produto-serviço (PSS): um estudo do relacionamento entre os fatores motivadores e a estruturação das empresas na integração produto-serviço. 2013.

Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

RIBEIRO, V. C. Aplicação do conceito sistema produto-serviço (PSS) no desenvolvimento integrado de produto. 2011. 155 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em

Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para amelhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

SANTOS, T. F. D. Proposta de um sistema de medição de desempenho que auxilie a gestão da cadeia de suprimentos: uma aplicação no setor de serviços. 2014. 187 Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

TUKKER, A. Eight types of product-service system: Eight ways to sustainability? Experiences from suspronet. Business Strategy and the Environment, v. 13, n. 4, p. 246-260, 2004.

VANDERMERWE, S.; RADA, J. Servitization of business: Adding value by adding services.European Management Journal, v. 6, n. 4, p. 314-324, 1988.

VIANNA, W. B. et al. Identificação de indicadores para avaliação estratégica de qualidade ambiental: caso Fosfértil. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 4, n. 2, p. 108-121, 2009.

VIJAYKUMAR, G. V. A. V. et al. A review of product-service systems design methodologies. Journal of Engineering Design, v. 23, n. 9, p. 635-659, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022107816-33

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008