ANÁLISE DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ENERGIA SOLAR EM EMBARCAÇÕES QUE ATUAM NA TRAVESSIA BELÉM-COMBU

Daniel da Silva Cunha, Andrey Felipe Lima e Lima, Arthur Vinícius Bouth Costa, Rodrigo Pereira Guerreiro, Yuri Lorenzo Pamplona da Silva

Resumo


Hodiernamente na região metropolitana da cidade de Belém do Pará, vemos a demanda pelo transporte de lanchas à Ilha do Combu crescer, e como consequência as agressões ao meio ambiente assim como os custos para os barqueiros que atuam na travessia só aumentam. Desta maneira. temos como objetivo principal aplicar tecnologia e ciência em prol das comunidades regionais e por consequência a diminuição de poluentes emitidos em escala regional, através de um novo sistema energético proposto para as lanchas em destaque. Palavras-chave: Energia Sustentável, Lancha de Travessia, Estudo de Viabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA, Mauricio Aguilar Nepomuceno de. Análise da Viabilidade de Embarcações Solares para Transporte de Passageiros. Dissertação, Programa de Pós Graduação em

Engenharia e Oceânica, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PANTOJA, Eugênio. MEDEIROS, Rodrigo. Revista Época, 2016. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/amazonia/. Acesso em 02 set. 2021.

ROMEIRO, A. RIBEIRO. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômicaecológica. Dossiê Sustentabilidade – Estud. Av. 26 (74), 2012.

SOUZA, Ronilson di. Os Sitemas de Eenrgia Solar Fotovoltaica. BlueSol Educacional, Ribeirão Preto. 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022108283-95

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008