PONTILHÃO E SARJETAS ENTRE OS QUILÔMETROS 1 E 2 DA BR 104: UMA ANÁLISE CRÍTICA AOS SEUS DIMENSIONAMENTOS

Tonieligton Araújo de Oliveira, Fernanda Paes Arantes

Resumo


O projeto de execução de drenagem deve ocorrer sob critérios coesos e fundamentados na região pela qual o eixo da rodovia passará. Este trabalho teve como objetivo principal mensurar a qualidade destes dimensionamentos de obras de arte, com base na análise de dados coletados através de pesquisas de campo realizadas à BR 104, entre os quilômetros 1 e 2 no estado de Pernambuco, onde na análise foi possível levantar que as medidas geométricas das sarjetas de proteção de corte estavam corretamente dimensionadas, muito embora seus comprimentos críticos estivessem doze vezes maior do que deveria, favorecendo o extravasamento das mesmas quando sob precipitação torrencial. No que tange a qualificação do pontilhão I, se concluiu que o mesmo foi superdimensionado, para a vazão afluente que ali fora levantada, visto que aquela região se encontra no semiárido nordestino, caracterizada por baixos e irregulares índices pluviométricos anuais. Contudo, o pontilhão I poderia tranquila e assertivamente ser substituído por um bueiro triplo tubular de concreto, com diâmetro de mil e quinhentos milímetros, o que implicaria numa melhor alocação de importantes cifras de recursos financeiros escassos, agregando significativo aumento na produtividade de execução daquelas obras de arte por demandar menos materiais em todo o processo construtivo.

Palavras-chave: Drenagem superficial, Sarjetas, Pontilhão, Bueiro triplo tubular de concreto, Obras de arte rodoviárias.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221085121-139

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008