O CICLO PDCA E O 5W2H: AS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS APLICADAS NA ORGANIZAÇÃO X.

Tainá das Mercês Oliveira

Resumo


A pesquisa é um recorte da monografia intitulada “Ferramenta administrativa no apoio aos planos de ação na área de saúde em Feira de Santana.” de caráter dedutivo, através de estudo bibliográfico dos assuntos ciclo PDCA e a ferramenta 5W2H. Possui como objetivo geral analisar a utilização da ferramenta na gestão da organização X e objetivos específicos verificar se as ferramentas auxiliam na tomada de decisão e analisar o nível de utilização das ferramentas. A justificativa é que a pesquisa vai colaborar com a tomada de decisão de organizações. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa. A parte empírica é um estudo de caso com a organização X. Para a coleta de dados foram usados questionários e pesquisa documental. A análise de dados foi feita a partir de gráficos e os resultados da pesquisa documental a partir de planilhas. Sendo possível concluir que a ferramenta 5W2H e o ciclo PDCA colaboram com a melhoria nos planos de ação da organização e com o planejamento das tarefas. Palavras-chave: 5W2H, Ciclo PDCA, Ferramenta administrativa, Organização.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, F. F. de. O método de melhorias PDCA. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BALLESTERO-ALVAREZ, M.E. Gestão da qualidade, produção e operações. – 2. ed. –São Paulo: Atlas, 2012.

BEHR, A; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Revista Ciência

da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 5.ed. – São Paulo: Atlas, 1999.

KRAJEWSKY,L.;RITZMAN,L.; MALHOTRA, M. Administração da produção e operações. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2009.

MARSHALL JUNIOR, I.; CIERCO, A. A.; ROCHA, A. V.; MOTA, E. B.; AMORIM, S. L. Gestão da Qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

MEIRA, Rogério Campos - As Ferramentas para a Melhoria da Qualidade. 2ª ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003, 80 pg.

MORAIS, Isabela C. L. de; COSTA, Stella R. Reis da. Proposta de ferramentas de qualidade para um sistema de gestão de segurança de alimentos em unidades de alimentação e nutrição. Alim. Nutr.= Braz. J. Food Nutr. Araraquara v. 24, n. 1, p. 45-49, jan./mar. 2013.

RODRIGUES, A. C.; LAGE, M. L. C. Utilização de Sistemas, Técnicas e Ferramentas de Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde Acreditadas no Brasil. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 1, p. 53-68, 2016.

SILVA, Reinaldo O. da.Teorias da administração. 1 ed - São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

TENGAN, C. Abordagem teórica e aplicação de um método de qualidade em serviços público odontológico. 2008. 71 f. Tese (Doutorado em Odontologia)- Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 2008.

TUBINO, Dalvio F. Planejamento e controle da produção. Teoria e prática. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva71202210891-15

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008