A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO DE PROJETOS: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRIAS.

Tainá das Mercês Oliveira

Resumo


Este artigo tem a finalidade de realizar um estudo sobre como o gerenciamento de comunicação de projetos possivelmente soluciona as falhas no inventário de bens móveis em uma Universidade pública na cidade de Serrinha. O artigo foi norteado pela seguinte pergunta: os inventários de bens móveis da Universidade pública possuem falhas na comunicação? O objetivo geral é descrever como a partir do gerenciamento da comunicação é possível reduzir as falhas no inventário e os objetivos específicos são analisar as etapas da comunicação no projeto de inventário e identificar as principais falhas da comunicação no projeto de inventário dos bens móveis. Para fundamentar esse artigo foram necessárias pesquisas bibliográficas sobre gestão de projetos, gerenciamento da comunicação do projeto, patrimônio público, inventário e pesquisa documental como relatórios, manuais, procedimentos operacionais, e-mails e normas. A metodologia usada foi qualitativa. A partir das análises documentais constatou-se que a partir do gerenciamento da comunicação é possível reduzir as falhas encontradas no inventário de bens móveis.

Palavras-chave: Gestão, Inventário, Projetos, Administração Pública, Comunicação.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, F. F. de. O método de melhorias PDCA. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BALLESTERO-ALVAREZ, M.E. Gestão da qualidade, produção e operações. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

BEHR, A; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 5.ed. – São Paulo: Atlas, 1999.

KRAJEWSKY,L.;RITZMAN,L.; MALHOTRA, M. Administração da produção e operações. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2009.

MARSHALL JUNIOR, I.; CIERCO, A. A.; ROCHA, A. V.; MOTA, E. B.; AMORIM, S. L. Gestão da Qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

MEIRA, Rogério Campos - As Ferramentas para a Melhoria da Qualidade. 2ª ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003, 80 pg.

MORAIS, Isabela C. L. de; COSTA, Stella R. Reis da. Proposta de ferramentas de qualidade para um sistema de gestão de segurança de alimentos em unidades de alimentação e nutrição. Alim. Nutr.= Braz. J. Food Nutr. Araraquara v. 24, n. 1, p. 45-49, jan./mar. 2013.

RODRIGUES, A. C.; LAGE, M. L. C. Utilização de Sistemas, Técnicas e Ferramentas de Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde Acreditadas no Brasil. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 1, p. 53-68, 2016.

SILVA, Reinaldo O. da.Teorias da administração. 1 ed - São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

TENGAN, C. Abordagem teórica e aplicação de um método de qualidade em serviços público odontológico. 2008. 71 f. Tese (Doutorado em Odontologia)- Faculdade de

Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 2008.

TUBINO, Dalvio F. Planejamento e controle da produção. Teoria e prática. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva712022109135-47

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008