GRUPOS INFORMAIS: UM ESTUDO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA

Washington José Pereira dos Santos, Bekembauer Procópio Rocha

Resumo


O presente trabalho possui como objetivo analisar como os gestores de uma Instituição de Ensino Pública lidam com os Grupos Informais presentes na organização e buscou responder ao seguinte questionamento: como os gestores de uma Instituição de Ensino Público lidam com os Grupos Informais dentro da organização? A pesquisa se justifica, pois, a compreensão dos Grupos Informais permite análises úteis na criação de estratégias, impactando diretamente no resultado da organização (MEIRELLES, 2013). Metodologicamente, é classificada como um estudo exploratório e qualitativo. Na coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado. Quanto aos resultados, foi feito uma análise de conteúdo com o auxílio do software MAXQDA 2020 versão 20.4.0. Pôdese concluir que os gestores da instituição estudada utilizam bastante o diálogo para gerenciar os grupos informais, acompanham pouco os fatores que levam ao surgimento dos Grupos Informais, mas realizam boas práticas que são benéficas no controle dos efeitos negativos da rede de rumores.

Palavras-chave: Grupos Informais, Diretores, Instituição de Ensino Pública.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva712022109248-65

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008