ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Joatã Mathias Atanázio Júnior, Márcio Nannini da Silva Florêncio

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os aspectos da gestão da Comunicação Organizacional Integrada realizada dentro de um Hospital Universitário, que atualmente está sob a administração de uma empresa pública de direito privado. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com empregados do órgão de comunicação do hospital. Com os dados coletados, foi adotada a análise qualitativa básica proposta por Merriam (1998). Os resultados evidenciaram que a instituição hospitalar não promove uma comunicação organizacional integrada de forma plena, pois atribui valor diferenciado entre os segmentos de comunicação (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda).

Palavras-chave: comunicação organizacional integrada, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e propaganda


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Karen Cristina Kraemer. Aspectos da criação publicitária. IN: Biblioteca On Line de Ciêcias da Comunicação (BOCC)–Universidade da Beira Interior, Covilhã/Portugal.

Disponível em www. bocc. ubi. pt/autores, 2010.

ATANÁZIO JÚNIOR, Joatã Mathias; LUFT, Maria Conceição Melo Silva. A Comunicação Organizacional Contemporânea: novos paradigmas para a gestão pública. In: VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Salvador/BA. 2019.

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa no Brasil. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica, v. 3, p. 51-75, 2002.

DUARTE, Jorge; FARIA, A. Media training: capacitando fontes e porta-vozes. Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

DUARTE, Jorge; MONTEIRO, Graça França. SOBRE ASTROS E GALÁXIAS. In: LOPES, Boanerges; VIEIRA, Roberto Fonseca (org.). JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS: ação e reação. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. p. 73-79.

FERRARI, Maria Aparecida. Relações Públicas e a sua função estratégica. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, MG, Brasil. 2003.

FREITAS, Renata Suely de. A Publicidade no contexto da Comunicação Organizacional: da Identidade à Imagem de Marca. 2014.

GONÇALEZ, Márcio Carbaca. Publicidade e propaganda. IESDE BRASIL SA, 2009.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Editora Vozes, 2016.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Gestão integrada da comunicação organizacional e os desafios da sociedade contemporânea. Comunicação & Sociedade, n. 32, p. 45-67, 1999.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relaçőes públicas na comunicação integrada. São Paulo: Editora Summus, 2003.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Jornalismo e Relações Públicas: dos limites fronteiriços para uma ação integrada nas organizações. Jornalismo e Relações Públicas: ação e reação. Rio de Janeiro, Mauad, p. 10-15, 2004.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Perspectivas dos estudos Latino-Americanos.-Organizational Communication and Public Relations: Prospects for Latin American studies. Revista Internacional de Relaciones

Públicas, v. 1, n. 1 (ene-jun), p. 69-96, 2011.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, p. 13-29, 2012.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014.

MENDES, Laís do Valle; RIBEIRO, Lavina Madeira. Releases em Jornais Online: A Dependência das Redações Brasilienses da Produção das Assessorias de Imprensa Governamentais. 2014.

MERRIAM, Sharan. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. Revised and Expanded from" Case Study Research in Education.". Jossey-Bass Publishers, 350 Sansome St, San Francisco, CA 94104, 1998.

MOREIRA, Breno Rodrigo da Costa; CORDEIRO, Thaissa Bárbara da Silva; CARVALHO, Célia Maria da Silva. A Análise de Clipping Como Ferramenta Estratégica de Comunicação. 2017.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; VOUGUINHA, Marcela. Comunicação e administração: dois campos que dialogam no ambiente organizacional. Novos Olhares, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 97-108, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150351. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/150351. Acesso em: 30 nov. 2020.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO, 2011.

STASIAK, Diana et al. Assessoria de Comunicação Integrada: uma experiência na área da Saúde. 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva712022109595-110

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008