EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jardel Lucas Garcia Universidade Aberta de Portugal, Lisboa, Portugal
  • Marcus Vinícius Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil
  • Querte Teresinha Conzi Mehlecke Faculdade Alcides Maya, Poro Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva72202211081-22

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência de dois anos em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores no qual foram desenvolvidos projetos interdisciplinares como estratégia de implantação da Curricularização da Extensão bem como de integralização de carga horária em tempos de ensino remoto emergencial. A experiência revelou alto potencial de personalização da aprendizagem, autonomia do estudante e diversificação de estratégias pedagógicas e avaliativas alinhadas com o mercado de trabalho e com o contexto onde se aplicaram. Tudo isso através da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos alinhada com um modelo formativo de avaliação de competências. Verificou-se que um projeto pedagógico que integra a extensão, uma estratégia de aprendizagem ativa e uma avaliação concebida desde o design do curso em seu currículo pode ser muito bem sucedido se bem atrelado às necessidades dos estudantes, às políticas institucionais e a um processo de avaliativo e formativo contínuo.

Palavras-chave: Extensão, Projetos, Avaliação, Competências, Interdisciplinaridade.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Garcia, J. L., Barbosa, M. V., & Mehlecke, Q. T. C. (2022). EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Valore, 7(2), 1–22. https://doi.org/10.22408/reva72202211081-22