O QUE UM PSICÓLOGO SABE SOBRE OS ANIMAIS? Uma crítica fenomenológica sobre a produção científica acerca das Intervenções Assistidas por Animais

Felipe Fook Bastos, Jean Marlos Pinheiro Borba

Resumo


As intervenções Assistidas por Animais são um aglomerado de práticas interventivas, que contam com a participação de animais não-humanos, para propiciar algum benefício aos seres humanos. Nas últimas décadas, foram identificadas, por meio de inúmeras pesquisas publicizadas em artigos científicos, vários benefícios terapêuticos propiciados por esta prática. Diante disso, houve uma maior atenção da Psicologia sobre este tema. Este artigo propôs-se a avaliar, por meio do método fenomenológico e da crítica husserliana, se as pesquisas publicizadas por psicólogos sobre este tema evidenciavam alguma preocupação com o cuidado dos animais não-humanos. E, fundamentalmente, quais compreensões de bem-estar e de cuidado subsidiam os psicólogos na execução destas pesquisas. É portanto, um artigo de revisão bibliográfica, cuja preocupação central transita entre o campo da ética, ao indagar sobre como esses animais não-humanos tem sido cuidados; e epistemológica, uma vez que a crítica fenomenológica serviu para evidenciar certas compreensões naturalizadas de cuidado.

Palavras chave: Intervenções Assistidas por Animais. Fenomenologia. Cuidado. Ética. Revisão bibliográfica.


Texto completo:

PDF

Referências


ALES-BELLO, A. Mundo humano - mundo animal: uma interpretação do instinto em alguns manuscritos husserlianos tardios. In: Paideia. Springer, Dordrecht, 2000.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação da APA. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

ARTZ, B., DAVIS, D. B. Green care: A review of the benefits and potential of animal-assisted care farming globally and in rural America. Animals, v. 7, n. 4, p. 1-13, 2017.

BACHI, K., PARISH-PLASS, N. Animal-assisted psychotherapy: A unique relational therapy for children and adolescents. Clinical Child Psychology and Psychiatry, v.22, n. 1, p. 2-8, 2017.

BEETZ, A. M. Theories and possible processes of action in animal assisted interventions. Applied developmental science, v. 21, n. 2, p. 139-149, 2017.

BELLETATO, L.; BANHATO, E. F. Transtorno De Ansiedade Social (Tas) Ou Fobia Social: Contribuições Da Terapia Assistida Por Animais (Taa). CADERNOS DE PSICOLOGIA, v. 1, n. 1, 2019.

BORBA, J. M. P. A "Salvação" dos endividados: literatura de "autoajuda" financeira e subjetividade na hipermodernidade. 2011. Tese de doutorado (programa de Pós-graduação em Psicologia Social) – UERJ, Rio de Janeiro. 2011.

BOSSARD, J. H. S. The mental hygiene of owning a dog. Mental hygiene, v. 28, p. 408-413, 1944.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei N.º 3.446. Altera a Lei nº 13.830, de 13 de maio de 2019, para incluir a equoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019.

BRELSFORD, V. L., MEINTS, K., GEE, N. R., PFEFFER, K. Animal-Assisted Interventions in the Classroom—a systematic review. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 7, p. 1-33, 2017.

CASTRO, T. G.; GOMES, W. B. Movimento fenomenológico: controvérsias e perspectivas na pesquisa psicológica. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 27, n. 2, p. 233-240. 2011.

CHANDLER, C. K. Human-animal relational theory: A guide for animal-assisted counseling. Journal of Creativity in Mental Health, v. 13, n. 4, p. 429-444, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, 2014.

CROSSMAN, M. K., KAZDIN, A. E. Perceptions of animal‐assisted interventions: The influence of attitudes toward companion animals. Journal of clinical psychology, v. 74, n. 4, p. 566-578, 2018.

DICÉ, F., SANTANIELLO, A., GERARDI, F., MENNA, L. F. Meeting the emotion! Application of the Federico II Model for pet therapy to an experience of Animal Assisted Education (AAE) in a primary school. Pratiques psychologiques, v. 23, n. 4, p. 455-463, 2017.

DOTTI, J. Terapia e animais. São Paulo: Livrus, 2014.

FINE, A. H., BECK, A. M., ZENITHSON, N. G. The state of animal-assisted interventions: addressing the contemporary issues that will shape the future. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 20, p. 1-18, 2019.

FLYNN, E. et al. A randomized controlled trial of animal-assisted therapy as an adjunct to intensive family preservation services. Child maltreatment, v. 24, n. 2, p. 161-168, 2019.

GERMONE, M. M., GABRIELS R. L., GUÉRIN, N. A., PAN, Z., BANKS, T., O’HAIRE, M. E. Animal-assisted activity improves social behaviors in psychiatrically hospitalized youth with autism. Autism, v. 23, n. 7, p. 1740-1751, 2019.

GIULIANI, F.; JACQUEMETTAZ, M. Animal-assisted therapy used for anxiety disorders in patients with learning disabilities: An observational study. European Journal of Integrative Medicine, v. 14, p. 13-19, 2017.

GUIMARÃES, A. C. Aproximação aos conceitos básicos da fenomenologia. Cadernos da EMARF, Fenomenologia e Direito: Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2013.

HEDIGER, K., MEISSER, A., ZINSSTAG, J. A one health research framework for animal-assisted interventions. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 4, p. 1-6, 2019a.

HEDIGER, K., PETIGNAT, M., MARTI, R., GEORGIADIS, M. H. Animal-assisted therapy for patients in a minimally conscious state: A randomized two treatment multi-period crossover trial. PloS one, v. 14, n. 10, p. 1-12, 2019b.

HINES, L. M. Perspectivas históricas sobre o vínculo humano-animal. American Behavioral Scientist, 47 (1), 7-15, 2003.

HOLTTUM, S. Pets, animal-assisted therapy and social inclusion. Mental Health and Social Inclusion, v. 22, n. 2, p. 65-71, 2018.

HOSEY, M. M., JASKULSKI, J., WEGENER, S. T., CHLAN, L. L., NEEDHAM, D. M. Animal-assisted intervention in the ICU: a tool for humanization. Critical Care, v. 22, n. 22, p. 1-4, 2018.

HUSSERL, E. Philosophy of arithmetic: Psychological and logical investigations with supplementary texts from 1887–1901 (Vol. 10). Springer Science & Business Media, 2012.

______. Filosofia Dell’Aritmetica (1891). Milano: Studi Bonpiani, 2001.

______. Investigações Lógicas: prolegômenos (1900). Rio de Janeiro: Forense, 2014.

______. A ideia da fenomenologia (1906). Tradução Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 2000.

______. A filosofia como ciência de rigor (1911). Lisboa: Atlântida, 1965.

______. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura (1913). Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.

______. Introducción a la Ética (1924). Madrid: Editorial Trotta, 2020.

______. El Artículo Fenomenologia de da Enciclopédia Británica (1927). In: Invitácio a la fenomenologia. Paidós, Barcelona, 1992, p. 35-73.

______. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia (1931). São Paulo: Madras, 2001.

______. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental (1936). Rio de Janeiro: Forense, 2012.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF HUMAN-ANIMA INTERACTION ORGANIZATION (IAHAIO). IAHAIO’s Position Statement regarding Domestic Violence And Relate Animal Abuse. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2020.

JAROLMEN, J.; PATEL, G. The effects of animal-assisted activities on college students before and after a final exam. Journal of Creativity in Mental Health, v. 13, n. 3, p. 264-274, 2018.

JEGATHEESAN, B. et al. As definições da IAHAIO para intervenção assistida por animais e atividade assistida por animais e diretrizes para o bem-estar dos animais envolvidos. 2018.

JONES, M. G., RICE, S. M., COTTON, S. M. Incorporating animal-assisted therapy in mental health treatments for adolescents: A systematic review of canine assisted psychotherapy. PloS one, v. 14, n. 1, p. 1-27, 2019.

JONES, M. Innovative Therapeutic Intervention for Children: Animal-assisted therapy in South Australia. Childhood Education, v. 94, n. 1, p. 50-54, 2018

KAZDIN, A. E. Strategies to improve the evidence base of animal-assisted interventions. Applied developmental science, v. 21, n. 2, p. 150-164, 2017.

KRUG, F. D. M. et al. Intervenções assistidas por animais em pacientes com transtornos mentais/Animal assisted interventions in patients with mental disorders. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 6, p. 4926-4936, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LEVINSON, B. M. O cão como "co-terapeuta". Higiene Mental. Nova York, 1962.

______. Pet psychotherapy: use of household pets in the treatment of behavior disorder in childhood. Psychological Reports, 17(3), 695-698, 1965.

______. Pet-oriented Child Psycotherapy (1969). 2. ed. Springfield: Charles Thomas Publisher, 1997.

______. Pets and human development. Illinois: Charles C Thomas. 1972.

______. Pets and personality development. Psychological Reports, 42(3_suppl), 1031-1038, 1978.

______. Human/companion animal therapy. Journal of Contemporary Psychotherapy, 14(2), 131-144, 1984.

LIMA, T. C. S. D.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 2007.

MALLON, G. P. A generous spirit: The work and life of Boris Levinson. Anthrozoös, 7(4), 224-231, 1994.

MARQUES, M. I. D. et al. Eficácia de intervenções assistidas por animais na prevenção da violência de doentes psiquiátricos agudos hospitalizados. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. ser IV, n. 5, p. 47-56, jun. 2015.

MARTINS, R. C. et al. Efeitos da associação da Terapia Assistida por Animais com o tratamento fisioterápico na funcionalidade e humor de indivíduos com demência. Fisioterapia Brasil, v. 20, n. 1, p. 119-130, 2019.

MCCULLOUGH, A. et al. Physiological and behavioral effects of animal-assisted interventions on therapy dogs in pediatric oncology settings. Applied Animal Behaviour Science, v. 200, p. 86-95, 2018.

MCCUNE, S., ESPOSITO, L., GRIFFIN, J. A. Introduction to a thematic series on animal assisted interventions in special Populations. Applied Developmental Science, v. 21, n. 2, p. 136-138, 2017.

MENNA, L. F., SANTANIELLO, A., TODISCO, M., AMATO, A. The Human–Animal relationship as the focus of Animal-Assisted Interventions: A one health approach. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 19, p. 1-10, 2019.

MUCKLE, J., LASIKIEWICZ, N. An exploration of the benefits of animal‐assisted activities in undergraduate students in Singapore. Asian Journal of Social Psychology, v. 20, n. 2, p. 75-84, 2017.

MUELA, A., AZPIROZ, J., CALZADA, N., SOROA, G., ARITZETA, A. Leaving a mark, an animal-assisted intervention programme for children who have been exposed to gender-based violence: A pilot study. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 21, p. 1-12, 2019.

MUELA, A., BALLUERKA, N., AMIANO, N., CALDENTEY, M. A., ALIRI, J. Animal‐assisted psychotherapy for young people with behavioural problems in residential care. Clinical psychology & psychotherapy, v. 24, n. 6, p. 1-10, 2017.

NAGEL, T. Como é ser um morcego? (1974). Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, 19(1), 109-115, 2013.

NAKAJIMA, Y. Comparing the effect of Animal-Rearing education in Japan with Conventional Animal-Assisted education. Frontiers in veterinary science, v. 4, p. 1-15, 2017.

NOBRE, M. O. et al. Projeto pet terapia: intervenções assistidas por animais-uma prática para o benefício da saúde e educação humana. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 78-89, 2017.

NOGUEIRA, M. T. D. et al. Terapia Assistida Por Animais Como Estratégia Pedagógica Para Crianças Que Apresentam O Transtorno Do Espectro Autista. Revista GepesVida, v. 5, n. 13, 2019.

OWENBY, B. E. The potential of animal-assisted therapy within the supervisory alliance. Journal of Creativity in Mental Health, v. 12, n. 1, p. 146-159, 2017.

PENDRY, P., KUZARA, S., GEE, N. R. Evaluation of undergraduate students’ responsiveness to a 4-week university-based animal-assisted stress prevention program. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 18, p. 1-16, 2019.

PENDRY, P., VANDAGRIFF, J. L., CARR, A. M. Clinical depression moderates effects of animal-assisted stress prevention program on college students’ emotion. Journal of Public Mental Health, v. 18, n. 2, p. 94-101, 2019.

PEREIRA, V. R. Intervenções Assistidas por Animais com crianças em contextos de vulnerabilidade social: utilizando o método photovoice. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.

PET PARTNERS. Annual Repport. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2020.

ROCHA, C. F. P. G.; MUÑOZ, P. O. L; ROMA, R. P. S. História do Relacionamento entre animais humanos e não humanos e da TAA. In: Terapia Assistida Por Animais. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2016.

SABADINI, A. A. Z. P.; SAMPAIO, M. I. C.; KOLLER, S. H. Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. 2009.

SCHMITZ, A., BEERMANN, M., MACKENZIE, C. R., FETZ, K., QUACH, C. S. Animal-assisted therapy at a University Centre for Palliative Medicine–a qualitative content analysis of patient records. BMC palliative care, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2017.

SHANI, L. Animal-assisted dyadic therapy: A therapy model promoting development of the reflective function in the parent–child bond. Clinical child psychology and psychiatry, v. 22, n. 1, p. 46-58, 2017.

SHEN, R. Z. Z. et al “We need them as much as they need us”: A systematic review of the qualitative evidence for possible mechanisms of effectiveness of animal-assisted intervention (AAI). Complementary therapies in medicine, v. 41, p. 203-207, 2018.

SILVA, A. C. P. Efeito das Intervenções Assistidas por Animais na ativação de emoções positivas em idosos institucionalizados. 2018. Tese de Doutorado (Mestrado em Gerontologia) – Escola Superior de Educação, Coimbra.

SILVA, L. V. C. Diálogos entre as intervenções assistidas por animais – IAA’S e a psicopatologia fenomenológica: possibilidades clínicas de intervenção em Psicologia. 2019. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

SILVA, N. B.; OSÓRIO, F. L. Impact of an animal-assisted therapy programme on physiological and psychosocial variables of paediatric oncology patients. PLoS One, v. 13, n. 4, p. 1-15, 2018.

SINGER, P. Libertação Animal (1975). Tradução Marly Winckler, Marcelo B. Cipolla. Revisão técnica Rita Paixão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

TOURINHO, C. D. C. A consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciências humanas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 12, n. 3, p. 852-866, 2012.

TOURNIER, I., VIVES, M. F., POSTAL, V. Animal-assisted intervention in dementia. Swiss Journal of Psychology, v. 76, n. 2, p. 51-58, 2017.

TREVISAM, E.; JUNIOR, J. C. Princípios Ruggie E A Proteção De Direitos Humanos Dos Seres Não Humanos. Relações Internacionais no Mundo Atual, 1(26), 109-121, 2020.

ULIANA, R. S.; CUNHA, M. C. Intervenções Assistidas por Animais na expressão psíquica de Deficientes Intelectuais Adultos (IAA e Deficiência intelectual). Distúrbios da Comunicação, 32(1), 114-123, 2020.

WAITE, T. C., HAMILTON, L., O'BRIEN, W. A meta-analysis of Animal Assisted Interventions targeting pain, anxiety and distress in medical settings. Complementary therapies in clinical practice, v. 33, p. 49-55, 2018.

WANSER, S. H., UDELL, M. A. R. Does attachment security to a human handler influence the behavior of dogs who engage in animal assisted activities? Applied Animal Behaviour Science, v. 210, p. 88-94, 2019.

YAMAMOTO, K. C. M. et al. Avaliação fisiológica e comportamental de cães utilizados em terapia assistida por animais (TAA). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, p. 568-576, 2012.

ZILCHA-MANO, S. Resolution of alliance ruptures: The special case of animal-assisted psychotherapy. Clinical Child Psychology and Psychiatry, v. 22, n. 1, p. 34-45, 2017.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221117%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008