Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento

Autores

  • Edson Leone Ferreira Faculdade Sul Fluminense Volta Redonda - R.J - Brasil
  • Sônia Cardoso Moreira Garcia Faculdade Sul Fluminense Volta Redonda - R.J - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva322018113576-596

Resumo

Este artigo parte de duas pesquisas, uma solicitada pela Unesco em 2003, sobre a aplicação da Filosofia no Brasil conforme os parâmetros curriculares para  o ensino médio. A segunda realizada pela Universidade de Brasília, com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em Sobradinho-DF. Os dois estudos demonstraram, distintamente, que não há um único critério para o ensino da Filosofia no país e que os alunos reconhecem ser importante para a vida e formação. Desse modo por que não ampliá-lo com outras metodologias, como a Ativa e a Tecnologia? Acredita-se que a associação da Filosofia, Métodos Ativos (MA) e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) estimule o pensar do aluno e o processo de aquisição do saber. Desse modo, tem-se por objetivo apresentar uma reflexão sobre os benefícios da junção da Filosofia, com os MA e as TIC´s para o ensino da educação atual. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que as práticas de ensino precisam ser revistas, inclusive a formação dos docentes, no que tange ao uso e ressignificação da Filosofia, assim como um melhor entendimento dos MA e das TIC´s associados à Filosofia para a construção da aprendizagem.

Palavras - Chave: Filosofia. Metodologia Ativa. Tecnologia. Conhecimento

 This article is based on two researches, one requested by Unesco in 2003, onthe application of Philosophy in Brazil according to the curricular parameters for secondary education. The second was held by the University of Brasília, with students from the 1st and 2nd year of high school in Sobradinho-DF. The two studies have distinctly demonstrated that there is no single criterion for teachingPhilosophy in the country and that students recognize it to be important for lifeand training. So why not extend it with other methodologies, such as Active and Technology? It is believed that the association of Philosophy, Active Methods (MA) and Information and Communication Technologies (ICTs) stimulates student thinking and the process of acquiring knowledge. In this way, the objective is to present a reflection on the benefits of joining Philosophy,with MA and ICTs for the teaching of current education. We used bibliographic research. It was concluded that teaching practices need to be reviewed, including teacher training, regarding the use and re-signification of Philosophy, as well as a better understanding of MA and ICTs associated with Philosophy for the construction of learning.Keyword: Philosophy. Active Kethodology. Technology. Knowledge

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ferreira, E. L., & Garcia, S. C. M. (2018). Filosofia, Aprendizagem Ativa e Tecnologia: Balizadores para a Aquisição do Conhecimento / Philosophy, Active Learning and Technology: Beacons for the Acquisition of Knowledge / Filosofía, Aprendizaje Activo y Tecnología: Balizadores para la Acquisición del conocimiento. Revista Valore, 3(2), 576–596. https://doi.org/10.22408/reva322018113576-596

Edição

Seção

Artigo Original