INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE IMAGENS EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Nerielly Elizabeth de Rocco Professora de Ciências, da Rede Estadual de Ensino do Paraná,e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil.
  • Adriana Massê Kataoka Docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8603-9587
  • Ana Lucia Suriani-Affonso Docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8220-7045

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231135e-8004

Resumo

Vivenciamos constantes questionamentos em relação às nossas interações com o ambiente e, como consequências dessas interações, surgem problemas socioambientais de ordem complexa. A Educação Ambiental (EA) é considerada um campo do conhecimento capaz de problematizar e transformar as relações estabelecidas entre a sociedade e o ambiente. Desta forma, este artigo pretendeu investigar como as imagens são utilizadas e descritas em pesquisas na área de EA no Brasil, durante o período de 2010 a 2020. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, em três periódicos nacionais, reconhecidos por suas publicações em EA. Os artigos foram analisados em relação à macrotendência de EA,  à maneira como a temática foi abordada e ao tipo de pesquisa realizada. No total foram encontrados 36 artigos, que possuíam o predomínio da macrotendência crítica, contextualizavam os problemas socioambientais e caracterizaram uma pesquisa empírica. As imagens mencionadas nos artigos estavam na forma de fotos, figuras, filmes infantis, documentários, desenhos, narrativas, fábulas, entre outros. Os espaços escolares foram os locais mais descritos para a prática de EA e o uso de imagens. Este fato, destaca a importância dos professores no processo educativo, pois ao utilizarem as imagens, tornam-se capazes de mediar as informações, bem como promovem a (re)construção de conhecimentos. Assim, constatamos que o uso de imagens pode ser considerado como uma ferramenta, que oferece vastas potencialidades para o enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados, sendo primordial o aprofundamento teórico sobre o uso correto e crítico deste instrumento.

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

de Rocco, N. E., Kataoka, A. M., & Suriani-Affonso, A. L. (2023). INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE IMAGENS EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Valore, 8, e-8004. https://doi.org/10.22408/reva8020231135e-8004

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)