A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO: ENTRE AVANÇOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA ÀS PCD

Autores

  • JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral. https://orcid.org/0000-0003-2257-3531
  • FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda. https://orcid.org/0000-0002-9149-2500
  • CAIO RAMON QUEIROZ Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ. https://orcid.org/0000-0002-4692-2727

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231147e-8077

Resumo

A Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD) constitui-se como um importante marco regulatório, no que diz respeito à proteção dos direitos das PCD no país. No entanto, apesar dos avanços conquistados em termos legislativos, muitos desafios ainda permanecem como entraves a serem superados, para a garantia do acesso ao direito a educação à essas pessoas. Diante disso, o objetivo central desse artigo foi discutir acerca dos limites e possibilidades da Lei Brasileira de Inclusão na área da educação, ressaltando a importância do papel social do ambiente escolar na superação do cenário de exclusão das PCD. Trata-se de uma revisão bibliográfica, construída a partir de consulta a materiais previamente elaborados, por autores que vêm discutindo a temática nos últimos ano. A partir do exposto, acreditamos que o ambiente escolar tenha um papel fundamental nessa luta pela superação do cenário de exclusão das PCD. Além de constituir-se como um espaço de formação dos sujeitos, ele se apresenta também, como um espaço privilegiado de construção e reflexão social, com grande potencial para promover mudanças de paradigmas na sociedade. Ressalta-se a necessidade de realização de novos estudos acerca da temática. Principalmente estudos de campo, que envolvam efetivamente as PCD, buscando caracterizar o cenário e os desafios reais enfrentados por elas na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO, Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral.

Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ-RJ, na área de concentração de Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde. Mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ - RJ, Bacharel em Enfermagem e em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM. Especialista em Acupuntura (2021) pela Faculdade Sul Fluminense (2021), especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2021), pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, especialista em Acesso à Saúde: Informação, comunicação e equidade pelo ICICT/FIOCRUZ - RJ (2018), especialista em Enfermagem do Trabalho (2015) e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2015), pelo Centro Universitário Internacional. Atua no Serviço de Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Pinheiral - RJ), com o desenvolvimento de ações assistenciais e de auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com foco na área assistencial de média e alta complexidade, saúde coletiva, saúde do trabalhador e promoção da saúde. Atua também como membro de Conselhos Editoriais e como revisor de periódicos científicos. Tem interesse nas áreas de Saúde e Educação, com ênfase em Politicas Públicas, Saúde Coletiva, Formação Profissional em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Processo de trabalho, Formação e Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, e nas áreas de Enfermagem e Fisioterapia hospitalar, com ênfase em UTI, Reabilitação fisioterapêutica respiratória e cardiovascular.

FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO, Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda.

Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda.

CAIO RAMON QUEIROZ, Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

DE LACERDA FURTADO, J. H., FURTADO, F. P. D. L., & QUEIROZ, C. R. (2023). A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO: ENTRE AVANÇOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA ÀS PCD. Revista Valore, 8, e-8077. https://doi.org/10.22408/reva8020231147e-8077

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)