A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO: ENTRE AVANÇOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA ÀS PCD

Autores

  • JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral. https://orcid.org/0000-0003-2257-3531
  • FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda. https://orcid.org/0000-0002-9149-2500
  • CAIO RAMON QUEIROZ Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ. https://orcid.org/0000-0002-4692-2727

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231147e-8077

Resumo

A Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD) constitui-se como um importante marco regulatório, no que diz respeito à proteção dos direitos das PCD no país. No entanto, apesar dos avanços conquistados em termos legislativos, muitos desafios ainda permanecem como entraves a serem superados, para a garantia do acesso ao direito a educação à essas pessoas. Diante disso, o objetivo central desse artigo foi discutir acerca dos limites e possibilidades da Lei Brasileira de Inclusão na área da educação, ressaltando a importância do papel social do ambiente escolar na superação do cenário de exclusão das PCD. Trata-se de uma revisão bibliográfica, construída a partir de consulta a materiais previamente elaborados, por autores que vêm discutindo a temática nos últimos ano. A partir do exposto, acreditamos que o ambiente escolar tenha um papel fundamental nessa luta pela superação do cenário de exclusão das PCD. Além de constituir-se como um espaço de formação dos sujeitos, ele se apresenta também, como um espaço privilegiado de construção e reflexão social, com grande potencial para promover mudanças de paradigmas na sociedade. Ressalta-se a necessidade de realização de novos estudos acerca da temática. Principalmente estudos de campo, que envolvam efetivamente as PCD, buscando caracterizar o cenário e os desafios reais enfrentados por elas na vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO, Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral.

Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ-RJ, na área de concentração de Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde. Mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ - RJ, Bacharel em Enfermagem e em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM. Especialista em Acupuntura (2021) pela Faculdade Sul Fluminense (2021), especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2021), pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, especialista em Acesso à Saúde: Informação, comunicação e equidade pelo ICICT/FIOCRUZ - RJ (2018), especialista em Enfermagem do Trabalho (2015) e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2015), pelo Centro Universitário Internacional. Atua no Serviço de Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Pinheiral - RJ), com o desenvolvimento de ações assistenciais e de auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com foco na área assistencial de média e alta complexidade, saúde coletiva, saúde do trabalhador e promoção da saúde. Atua também como membro de Conselhos Editoriais e como revisor de periódicos científicos. Tem interesse nas áreas de Saúde e Educação, com ênfase em Politicas Públicas, Saúde Coletiva, Formação Profissional em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Processo de trabalho, Formação e Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, e nas áreas de Enfermagem e Fisioterapia hospitalar, com ênfase em UTI, Reabilitação fisioterapêutica respiratória e cardiovascular.

FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO, Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda.

Enfermeira. Especialista em Docência para Educação profissional e Tecnológica. Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda.

CAIO RAMON QUEIROZ, Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA-UniFOA). Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

Referências

ABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. Avaliação das ações de prevenção de DST/Aids e o uso indevido de drogas nas escolas de ensino fundamental e médio em capitais brasileiras. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, Grupo Temático UNAIDS, UNDCP, 2001.

AGNOL A. D. et al., Perspectivas. IN: SONZA, A. P. et al. (Orgs.) Ações afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva. Coleção estudos afirmativos, 7. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 20 jun 2020.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13409-28-dezembro-2016-784149-publicacaooriginal-151756-pl.html>. Acesso em: 20 jun 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm>. Acesso em: 21 jun 2020.

DUBET, F. Les lycéens. Paris: Éditions dul Seuil, 1991

FÁVERO, E. A. G. Alunos com deficiência e seu direito à educação: trata-se de uma educação especial? In: MANTOAN, M. T. E. (org.) O desafio das diferenças nas escolas. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

FERNANDES, V. S. Universidade e movimentos sociais pelo acesso e permanência no ensino público superior. IN: HERINGER, R. (Org.). Democratização da educação superior no Brasil: novas dinâmicas, dilemas e aprendizados. Cadernos do GEA – n. 7, Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LPP. Jan.-Jun. 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- 3. Reimpr. - São Paulo: Atlas, 2010.

GUERREIRO, E. M. B. R. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 217-232, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 18 nov 2019.

LIMA, N. S.; MICHELS, L. R. F. O trabalho do segundo professor na perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 45, p. 55-76, 2019.

MAGALHÃES, R. P.; MENEZES, S. C. Ação afirmativa na UFRJ: implantação de uma política e dilemas da permanência. IN: HERINGER, R. (Org.). Democratização da educação superior no Brasil: novas dinâmicas, dilemas e aprendizados. Cadernos do GEA – n. 7, Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LPP. Jan.-Jun. 2015.

MANTOAN, M.T. E. Ensinando a turma toda: as diferenças na escola. In: MANTOAN, M. T. E. (org.). O desafio das diferenças nas escolas. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

MOURA, M. S. Revisando conceitos: o necessário exercício da construção da identidade a partir das diferenças. In: MANTOAN, M. T. E. (org.) O desafio das diferenças nas escolas. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

OLIVEIRA, O. F.; COSTA, R. D. Observatório das poíticas de democratização de acesso e permanência na educação superior da UFRRJ: reflexões preliminares. IN: OLIVEIRA, O. F.; SISS, A. (Orgs.). Observatório de políticas de ação afirmativa do sudeste (OPAAS). Cadernos do GEA – n. 8, Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LPP. Jul.-Dez. 2015.

SANTOS, W. Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3007-3015, 2016.

SCOTT, C. M.; RAMOS, V. S. Contexto atual – o IFRS como instituição inclusive. In: SONZA, A. P. et al. (Orgs.) Ações afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva. Coleção estudos afirmativos, 7. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA; UERJ, LPP, 2016.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)