Análise Estatística de parâmetros meteorológicos de uma Metrópole.
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva322018115623-632Resumo
O processo de formação e decomposição de NOx e ozônio estão intimamente ligados a diversos problemas respiratórios e ambientais, tornando o estudo destes compostos de grande importância e levando a diversos trabalhos na literatura. Com o número de automóveis crescendo constantemente, além da industrialização desenfreada em certos países em desenvolvimento, acabou acarretando um grave problema, principalmente nos centros urbanos industrializados que é a poluição do ar, inclusive gerando óbitos devido a toxicidade de certos componentes. Neste trabalho foram utilizados os softwares Statistica e Excel para a análise mais concisa dos resultados e das relações dos parâmetros. Com o Statistica conseguimos obter a análise a partir da estatística multi-variacional, acoplando os parâmetros e elucidando as relações entre eles. Utilizando o Excel por sua vez, conseguimos obter uma melhor avaliação da variação dos compostos em relação ao tempo, podendo assim, em seguida fazer as médias de cada mês para dividir o estudo entre as estações do ano. O objetivo do presente artigo é analisar e verificar a relação do ozônio com o NOx, além de observar quais parâmetros meteorológicos estão intimamente ligados a maior ou menor formação desses compostos, baseado na coleta de dados meteorológicos de compostos NOx e ozônio, além de diversos dados obtidos no CETESB, estação da USP, São Paulo. De acordo com os dados obtidos, foram selecionados alguns pontos para a análise mais precisa das concentrações de ozônio. Foram coletados dados durante 24 horas, e após observar-se um padrão de concentração significativa, foi verificado que esse intervalo é de 06h00min até 18h00min. Com isso, selecionaram-se dados nesses períodos de tempo durante doze meses. Com todos os dados obtidos, analisados e gerados em gráficos e comparações observou-se a ligação direta entre NOx e ozônio, tendo variação conforme as estações do ano, sendo mais especifico conforme as mudanças de temperatura, pressão, chuvas, e inclusive com a quantidade de carros transitando.
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