Relações entre parentalidade e o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231161e-8036Resumo
O Transtorno de ansiedade social (TAS) apresenta elevadas taxas de prevalência, na população em geral. Fatores biopsicossociais podem tornar o indivíduo suscetível ao desenvolvimento do TAS. Estudos têm investigado, ao longo dos últimos anos, o papel da família e os efeitos relacionados aos estilos e práticas educativas parentais sobre o desenvolvimento da ansiedade social, na prole. O presente artigo abordou os protótipos de controle parental propostos por Baumrind e o papel etiológico destes estilos de parentalidade sobre o desenvolvimento do TAS. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura visando mapear a produção científica nas bases de dados Lilacs, Pubmed, PsicInfo, Scielo e Web of Science. Foram analisados 883 estudos dos quais 29 artigos atenderam aos critérios elegibilidade estabelecidos para esta revisão. Os estudos reforçaram, predominantemente, a importância da parentalidade e das práticas a ela associadas, evidenciando-as como fator de proteção para o desenvolvimento saudável dos filhos ou como fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicopatológicos, especificamente, do TAS. Constatou-se escassez de pesquisas brasileiras.Downloads
Referências
AKINSOLA, E.F.; UDOKA, P.A. Parental influence on social anxiety in children and adolescents: Its assessment and management using psychodrama. Psychology, v. 4, n. 3A, p. 246–253, 2013. Disponível em https://doi.org/10.4236/psych.2013.43A037
BAUMRIND, D.; LARZELERE, R.; OWENS, E. Effects of preschool parents’ power assertive patterns and practices on adolescent development. Parenting: Science and Practice, v. 10, n. 3, p. 157-201, 2010. Disponível em https://doi.org/10.1080/15295190903290790
COSTA, C.O.; BRANCO, J.C.; VIEIRA, I.S; SOUZA, L.D.M.; SILVA, R.A. Prevalência de ansiedade e fatores associados em adultos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 68, n. 2, p. 92-100, 2019 Disponível em https://doi.org/10.1590/0047-2085000000232
GHAZWANI, J.Y.; KHALIL, S.N.; AHMED, R.A. Social anxiety disorder in Saudi adolescent boys: Prevalence, subtypes, and parenting style as a risk factor. Journal of Family & Community Medicine, v. 23, n. 1, p. 25–31, 2016. Disponível em https://doi.org/10.4103/2230-8229.172226
KNAPPE, S.; BEESDO-BAUM, K., FEHM, L.; LIEB, R.; WITTCHEN, H-U. Characterizing the association between parenting and adolescent social phobia. J Anxiety Disord., v. 26, n. 5, p. 608–616, 2012. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2012.02.014
MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D.G. The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: THE PRISMA Statement. PloS Med, v. 6, n. 7, 2009. Disponível em https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
MOHER, D.; SHAMSEER, L.; CLARKE, M.; GHERSI, D.; LIBERATI, A.; PETTICREW, M.; SHEKELLE, P.; STEWART, L.A.; PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) statement. Systematic Reviews, v. 4, n. 1, 2015. Disponível em https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.