Relações entre parentalidade e o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231161e-8036

Resumo

O Transtorno de ansiedade social (TAS) apresenta elevadas taxas de prevalência, na população em geral. Fatores biopsicossociais podem tornar o  indivíduo suscetível ao desenvolvimento do TAS. Estudos têm investigado, ao longo dos últimos anos, o papel da família e os efeitos relacionados aos estilos e práticas educativas parentais sobre o desenvolvimento  da ansiedade social, na prole. O presente artigo abordou os protótipos de controle parental propostos por Baumrind e o papel etiológico destes estilos de parentalidade sobre o desenvolvimento do TAS. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura visando mapear a produção científica nas bases de dados Lilacs, Pubmed, PsicInfo, Scielo e Web of Science. Foram analisados 883 estudos dos quais 29 artigos atenderam aos critérios elegibilidade estabelecidos para esta revisão. Os estudos reforçaram, predominantemente, a importância da parentalidade e das práticas a ela associadas, evidenciando-as como fator de proteção para o desenvolvimento saudável dos filhos ou como fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicopatológicos, especificamente, do TAS. Constatou-se escassez de pesquisas brasileiras.

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Biografia do Autor

Katia Maria Ribeiro de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, área Concentração Cognição Social. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho/RJ. 

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Ribeiro de Souza, K. M., Teixeira Lopes, R. da C., Carneiro, L. S., Saraiva, P. C. Q. G., & Rolim Dantas dos Santos, W. (2023). Relações entre parentalidade e o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática. Revista Valore, 8, e-8036. https://doi.org/10.22408/reva8020231161e-8036

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)