A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Gabriela Chem de Souza do Rosário, Silmara de Oliveira Gomes Papi

Resumo


Este estudo objetivou identificar o que a produção científica traz sobre as ações da coordenação pedagógica voltadas à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizada uma revisão integrativa onde foram analisados artigos, Teses e Dissertações que abordam a temática proposta entre os anos de 2010 e 2018. A partir dos resumos e das considerações finais dos trabalhos analisados, cinco categorias de análise foram determinadas. De modo geral as pesquisas em seus diferentes enfoques apontaram para a necessidade de formação, fator diretamente relacionado a função da coordenação pedagógica na escola. Em alguns contextos evidenciou-se as fragilidades da formação inicial e em outros expressou-se o lugar de destaque que a formação continuada tem assumido e os anseios da escola sobre a ação da coordenação. O levantamento das produções científicas expressa a lacuna conceitual sobre a inclusão, pois, esta precisa ser percebida como uma temática social que está presente na escola, e não apenas como uma questão para a escola ou para o profissional coordenador pedagógico resolver.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231191e-8066

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