LIDERANÇA: interfaces entre valores, atributos e competências
Résumé
O texto versa sobre o conceito e não a definição de liderança. A linguagem eleita encerra os campos de vivência experienciada dos autores em postos ou funções de lideranças em momentos distintos e duradouros da vida acadêmica e militar, desde a formação escolar. Objetiva discorrer sobre liderança no campo de conhecimento e de ancoragem interdisciplinar, provocando o diálogo entre as ideias apreendidas da sociologia, psicologia, pscanálise sob a luz da educação. As perguntas enlaçam o exercício filosófico de pensar as prática e seu lugar na teoria, sem se prender a esta. O corpus é empírico e demonstra o valor do diálogo honesto, respeitoso em tecer o pensamento crítico sobre o tema liderança como contribuição as discussões no campo acadêmico e na caserna.
Téléchargements
Références
ABRAHAMS, David S. A Inteligência Emocional e a Liderança no Exército: Seja objetivo e vá direto ao assunto! Military Review (Ed. Brasileira), kansas: julho-agosto 2007, LXXXVII, p. 83-92, 4. Disponível em: https://www.armyupress.army.mil/Portals/7/military-review/Archives/English/MilitaryReview_20070430_art015.pdf. Acesso em: 10, Jun, 2022.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
BARROS NETO, João Pinheiro de. Liderança de pessoas e equipes. Palhoça: UnisulVirtual, 2016.
BLANCHE, Charlotte.; & DUPUIS, Jean. From The Hague to Paris to Montréal: Knowledge transfer and cultural synergy in a multicultural organization. International Journal of Cross Cultural Management. 19(1), pp. 27–46. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332178597_FromTheHague_to_Paris_to_Montreal_Knowledge_transfer_and_cultural_synergyin_a_multicultural_organization. Acesso em: 20 Jun, 2022.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual de Campanha - Liderança Militar. 2. ed. Brasília: MD/EB, 2011.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Caderno de Instrução – Exercícios de Desenvolvimento da Liderança. Brasília: EB, 2016.
COVEY, Stephen M. R. O poder da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: FranklinCovey, 2008.
DRUCKER, Peter F.; GOLEMAN, Daniel, GEORGE, William W. HBR's 10 Must Reads: On Leadership. Harvard Business Review, Publishing Corporation, 2021.
GARDNER, John W. On Leadership. EUA: Free Press, 1993.
GARDNER, Howard. Mentes que Lideram: uma anatomia da liderança. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013.
GOLEMAN, Daniel; MCKEE, Annie; BOYATZIS, Richard. O Poder da Inteligência Emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
KELLET, Anthony. Motivação para o combate. Rio de Janeiro: Bibliex, 1987.
LOPES, Carlos E. Mota. Mais de 1001 palavras que você deveria conhecer antes de ser um líder: estratégias e ferramentas para atingir a excelência no dia a dia. Joinville: Clube de Autores, 2013.
MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança: o maior treinador de líderes da atualidade apresenta as grandes lições de liderança que aprendeu da vida. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2014.
MCRAVEN, William H. Arrume a sua cama: pequenas atitudes que podem mudar a sua vida… e talvez o mundo. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2019.
NETO, Mario Hecksher. Precisamos de líderes: Estudo dos fundamentos da liderança e da condução de grupos humanos nas empresas e instituições. Resende: Academica, 2001.
ODIERNO, Raymond T. O Desenvolvimento de Líderes e a Gestão de Talentos: a vantagem competitiva do exército. Military Review – Revista Profissional do Exército dos EUA, novembro-dezembro, 2015.
RAMSEY, Dave. Líder empreendedor. 3. ed. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014.
ROSADAS, Rubem Barbosa. Liderança, O que é? Padeceme, Rio de Janeiro, n. 9, 2004.
SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
TIBA, Içami. Disciplina, Limite na Medida Certa. São Paulo: Gente, 1996.
ZANDER, Lena; BUTLER, Christina L. Leadership modes: Success strategies for multicultural teams. Scandinavian Journal of Management, v. 26, p. 258-267, 2010. Disponível em: https://isiarticles.com/bundles/Article/pre/pdf/4448.pdf. Acesso em: 20, Jun, 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.