AS ESCOLAS CRISTÃS O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOÃO BATISTA DE LA SALLE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231238e-8074Resumo
Este artigo intenciona difundir o legado pedagógico deixado por João Batista de La Salle e evidenciar as principais características das Escolas Cristãs por ele fundadas, com a finalidade de atender crianças carentes. La Salle revolucionou o pensamento educacional e religioso na sociedade francesa do século XXVII concebendo a escola como ferramenta de transformação social e espiritual. A vista disso, almeja-se refletir acerca dos preceitos por ele implantados e confrontá-los com o sistema de ensino atual.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro:LTC, 2015.
BÉDEL, H. Orígenes 1651-1726: Iniciación a la historia del Instituto de los Hermanos de LasEscuelasCristianas. Roma, Itália: Hermanos de lasEscuelasCristianas, 1998.
BÍBLIA, N.T. Mateus. Português. In: A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. São Paulo: Editora Ave Maria, 2010. p. 1307,1316.
BREVE BIOGRAFIA DE SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE. La Salle. 2022. Disponível em:<http://www.lasalle.edu.br/public/uploads/files/2016/Breve%20biografia%20de%20S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20Batista%20de%20La%20Salle.pdf>.Acesso em 10 mar. 2022.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo, SP:
UNESP; Brasília, DF: Flacso, 2000.
GAUTHIER, C. O século XVII e o nascimento da Pedagogia. In: GAUTHIER, Clérmont; TARDIF, Maurice (orgs.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 101-127.
HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA. Cruz Terra Santa, 2022. Disponível em: <https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-joao-batista-de-la-salle/263/102/>. Acesso em: 15 mar. 2022.
LA SALLE, J.B. de. Guia das Escolas Cristãs. Canoas, RS: Unilasalle, 2012a. Coleção Obras Completas vol. III.
LA SALLE, J.B. de. Instruções e Orações para a santa missa, a confissão e a comunhão. Canoas, RS: Unilasalle, 2012b. Coleção Obras Completas vol. IV-B.
LA SALLE, J.B. de. Meditações para o tempo de retiro. Canoas, RS: Unilasalle, 2012c. Coleção Obras Completas vol. II-B.
LA SALLE, J.B. de. Meditações para todos os domingos do ano. Canoas, RS: Unilasalle, 2012d. Coleção Obras Completas vol. II-B.
LA SALLE, J.B. de. Meditações sobre as principais festas do ano. Canoas, RS: Unilasalle, 2012e. Coleção Obras Completas vol. II-B.
LA SALLE, J.B. de. Memória dos começos. Canoas, RS: Unilasalle, 2012f. Coleção Obras Completas vol. I.
LA SALLE, J.B. de. Memória em favor da leitura em Francês. Canoas, RS: Unilasalle, 2012g. Coleção Obras Completas vol. I.
LA SALLE, J.B. de. Memória sobre o hábito. Canoas, RS: Unilasalle, 2012h. Coleção Obras Completas vol. I.
LA SALLE, J.B. de. Regras Comuns dos Irmãos das Escolas Cristãs. Canoas, RS: Unilasalle, 2012i. Coleção Obras Completas vol. II-A.
LAURAIRE, L. La Guía de lasEscuelas: Enfoque diacrónico. Evolucióndel texto de 1706 a 1916. Roma, Itália: Casa San Juan Bautista de La Salle, 2014. Col. Cahier Lassalienn. 67.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MENEZES, L. T. S. de.Uma Análise Gramsciniana do Conceito de Projeto Político-Pedagógico no Contexto da Educação Lassalista. Dissertação de Mestrado, São Leopoldo:Escola Superior de Teologia, 2006.
ROUSSET, E. J. B. de La Salle: iconographie: documentshistoriquesmanuscritsautographes, pièces d'archives, itinérairegéographique. Boulogne, França: Limet, 1979.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 14 n. 40, p. 143-155, maio/ago. 2009.
TREZZI, C; PAULY, E. L. Contribución de lasociología de La imagen a La interpretación antropológica de la estética de La escuela lasallistaenel contexto de La reciente universalización de La educación básica en Brasil. Revista Digital de Investigación Lasaliana, Roma, Itália, v. 15, p. 17-35, 2017. Disponível em: http://revista_roma.delasalle.edu.mx/numero_15/trezzi_clovis_15.pdf. Acesso em 20 mar. 2022.
TREZZI, C. Da experiência estética à estética da inclusão na pedagogia de La Salle: um referencial teórico para analisar a crise da educação brasileira. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 211 f, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.