AS ESCOLAS CRISTÃS O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Autores

  • Juliana Rosa Alves Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA https://orcid.org/0000-0001-6638-7621
  • Nayara Poliana Massa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231238e-8074

Resumo

Este artigo intenciona difundir o legado pedagógico deixado por João Batista de La Salle e evidenciar as principais características das Escolas Cristãs por ele fundadas, com a finalidade de atender crianças carentes. La Salle revolucionou o pensamento educacional e religioso na sociedade francesa do século XXVII concebendo a escola como ferramenta de transformação social e espiritual. A vista disso, almeja-se refletir acerca dos preceitos por ele implantados e confrontá-los com o sistema de ensino atual.

 

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Biografia do Autor

Juliana Rosa Alves Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui Licenciatura Plena em Matemática - Faculdades Integradas de Patrocínio (1999), especialista em "Matemática Novas Abordagens" - Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (2007), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2016), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2020), doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora regente de aulas de Física e Matemática na rede estadual de ensino na Escola Estadual Joaquim Botelho. Desenvolve pesquisas vinculadas às temáticas " formação de professores de Física e Matemática, metodologias ativas (com foco no ensino por investigação, aprendizagem baseada em projetos e desenvolvimento da argumentação), práticas de ensino inclusivas e planejamento pedagógico.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Nayara Poliana Massa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Uberlândia, 2021-2024). Mestre em Inovação Tecnológica (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2019). Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (2015). Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2014). Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório de Informática no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba, atuando junto à Coordenação de Ensino em atividades do Laboratório de Cultura Maker Agroeduca Lab IFMaker. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensinar e aprender Matemática.

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Alves Borges, J. R., de Oliveira, G. S., Massa, N. P., & Santos, A. O. (2023). AS ESCOLAS CRISTÃS O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOÃO BATISTA DE LA SALLE. Revista Valore, 8, e-8074. https://doi.org/10.22408/reva8020231238e-8074

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)