Projeto Escolas na UEM-Demonstrações de Óptica e Eletricidade por meio da Extensão Universitária

Higor Valentim da Silva, Gabriel da Cruz Dias, Cleiton Feitosa do Nascimento, José Cândido de Souza Filho

Resumo


Neste trabalho, foram feitas demonstrações de física, em temas de óptica e eletricidade, para estudantes recentemente egressos do ensino médio e que fazem parte do corpo discente dos cursos abrigados na UEM, Campus Goioerê. Foram construídos kits de óptica e eletricidade, usando material de baixo custo. Para avaliar a evolução dos conhecimentos do grupo de estudantes, foram aplicados questionários antes e depois das demonstrações. Foi criado um índice para indicar a pontuação em cada questão. De acordo com os índices obtidos, foi observada uma evolução significativa nos conhecimentos dos alunos. Mostra-se, com isso, o papel importante das demonstrações em sala de aula ou em outros locais, no ensino de física

Texto completo:

PDF

Referências


BERSIN, J. The blended learning book: best practices, proven methodologies and lessons learned. San Francisco: Pfeiffer, 2004.

FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010.

GASPAR, A. Experiências em ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2003.

LIVINGSTONE, 1999. LIVINGSTONE, D.W., Exploring the icebergs of Adult: Findings of the First Canadian Survey of Informal Learning Practices Universidade de Toronto (CA), 1999

MOORE, T. W. Philosophy of Education: An Introduction. Londres, pp. 74-76. 1982

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019124728-737

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008